domingo, 21 de junho de 2015

Aquisições Públicas


ANAP aposta na sensibilização de instituições do estado

Bissau, 18 Jun 19 (ANG) - A Agência Nacional de Aquisição Pública (ANAP) conta promover uma campanha de sensibilização sobre a importância de sua existência junto às instituições públicas do país.

A informação foi dada hoje à ANG pelo Director-geral do ANAP, Manuel João Fernandes Cá.

Segundo Manuel João Fernandes Cá, é necessário é urgente fazer com que as instituições públicas da Guiné-Bissau conheçam a vantagem da antiga Autoridade Central de Compras Públicas e que actualmente se denomina de Agência Nacional de Aquisição.

“A ANAP está a fazer esforços no sentido de fazer com que todas as encomendas das instituições públicas passassem pela via de concursos publicos. Muitas das vezes ouvimos através das  rádios que vão ser feitas  obras de reparações nesta e noutras instituições públicas sem que  nós, enquanto  autoridade competentes, formos informados conforme manda as regras”, lamentou o Director-Geral do ANAP.

Fernandes Cá acrescentou que todas as instituições públicas têm, em caso de necessidade de realização de obras e aquisição de equipamentos, a obrigação de se dirigirem à ANAP para que seja lançado um concurso público para o efeito.

“Actualmente, devido ao desrespeito à lei muitas instituições do Estado realizam obras e compras sem dar conhecimentos à ANAP e o nosso esforço acaba por não ser reconhecido”, explicou.

Manuel  Cá disse que em consequência dos esforços feitos pela direcçâo da ANAP algumas instituições já estão a respeitar as orientações dos seus serviços, apesar de ainda existirem muitas instituições publicas que ainda desconhecem as funções da ANAP.

 “A ANAP vai completar brevemente quatro anos de existência e muitas instituições públicas ainda desconhecem da sua existência e outras ignoram pura e simplesmente porque querem ignorar”, afirmou Director-geral da ANAP.

ANG/AALS/JAM/SG




Sem comentários:

Enviar um comentário