domingo, 21 de junho de 2015

Saude Publica


Governo lança sexta-feira duas novas vacinas antipneumocócia

Bissau,18 Jun 15 (ANG) - Duas vacinas de combate a pneumonia e doenças diarreicas, serão lançados sexta-feira pelo Governo da Guiné-Bissau em parceria com Aliança Global para a Vacinação e  Imunização (GAVI), o UNICEF e a OMS.

Segundo um comunicado de imprensa conjunta do Governo,  OMS e UNICEF a que Agência de Notícias teve hoje acesso, a vacina antipneumococia e de luta contra o rotavírus serão introduzidas no quadro do Programa Nacional de Vacinação.

O comunicado informa que, com apoio da GAVI, UNICEF, OMS e outros parceiros, as doses das referidas vacinas já estäo disponíveis em todos os centros e hospitais do pais, e que os trabalhadores da saúde estão a receber cursos de reciclagem para as ministrarem .

“Na Guiné-Bissau o número de óbitos em menores de cinco anos baixou de 116 mil nados vivos em 2010 para 89 mil, uma redução em cerca 20 por cento nos últimos cinco anos”, refere o comunicado citando os dados do MICS 2014, publicados recentemente.

Segundo as autoridades guineenses, as doenças diarreicas representam cerca 10 por cento de mortes em menores de cinco anos no país

“Apesar deste progresso e a semelhança de outros países em desenvolvimento, as taxas de mortalidade infantil e infanto-juvenil são ainda muito elevadas, pois estima-se que em cada 100 crianças menores de cinco ano, nove  não sobrevivem”, lê-se no documento.

O comunicado ainda refere  que as infecções pneumocócicas e as doenças diarreicas por rotavirus säo as principais causas da mortalidade em crianças na Guiné-Bissau. Por isso, o Governo, com apoio de parceiros decidiu incluir no calendário de rotina as vacinas  contra o pneumococo, em Junho, e a de rotavirus em Novembro do corrente ano.

De acordo com o comunicado, as doenças evitáveis pela vacinação representam mais de 35 por cento das mortes em crianças a cada ano, sobretudo nos países em desenvolvimento, razäo pela qual, segundo a OMS, a redução da mortalidade nas crianças de menos de cinco anos deve constituir uma prioridade das autoridades nacionais.

Por outro lado, o comunicado indica que o rotavirus é a causa mais comum de diarreias graves nas crianças, causando entre 25 e 50 por cento dos casos de diarreias graves em todo o mundo, e  responsável pela morte de 800 mil crianças em dois milhões dos casos por ano.

ANG\ LPG/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário