EUA prometem apoiar reforço do sistema de saúde guineense
Bissau, 19 Jun 15(ANG)- O embaixador americano para Guiné-Bissau e Senegal manifestou quinta-feira a disponibilidade do seu pais de apoiar os esforços da Guiné-Bissau para fortalecer o sistema de saúde.
James Zumwalt discursava na cerimónia comemorativa da festa de independência dos Estados de América.
“Doenças como o Ébola não conhecem fronteiras. O Centro para o Controlo e Prevenção de Doenças(CDC) e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional(USAID) trabalharão com o governo e outros parceiros internacionais para fortalecer o sistema de saúde da Guiné-Bissau”, disse o diplomata .
A embaixada americana sediada em Dacar no Senegal fez questão de vir este ano celebrar a fresta da independência em Bissau trazendo para o efeito mais de 20 elementos do seu staf .
A festa decorreu no Campo Sueco e todos os participantes lavaram as mãos à entrada, num acto que o embaixador disse ser propositado.
“Agora é altura de redobrar-mos as medidas preventivas- desde o fortalecimento do sistema de saúde passando pelo controle das fronteiras à lavagem das mãos”, referiu o embaixador.
James Zumwalt saudou o regresso à ordem constitucional na Guiné-Bissau e reiterou a disponibilidade dos EUA de continuarem a apoiar as reformas nos sectores da defesa e justiça, e noutras de interesse das autoridades guineenses.
Disse que os EUA , que no próximo dia 17 de Julho completam 239 anos de independência, apreciam o papel crucial que a CEDEAO desempenha na assistência à estabilidade na Guiné-Bissau.
ANG/SG
Sem comentários:
Enviar um comentário