quinta-feira, 4 de junho de 2015

Agricultura
Meterologia prevê fraca precipitação entre Junho e Agosto
Bissau 04 Jun 15 (ANG) – A Guiné-Bissau pode registar fraca precipitação  neste trimestre (junho, julho e agosto) de 2015, admtiu hoje o instituto Nacional da Meteorologia.
A revelação foi feita  durante a sessão de restituição dos resultados do 2º Fórum de Previsão sazonal de Precipitação para os países Sudano-Sahelianos e de divulgação das previsões sazonais de precipitação para a campanha agrícola 2015-2016 realizada no Senegal (Dakar).
Conforme esses resultados da previsão sazonal de precipitações para este ano,  entre  Julho e Setembro, na parte Norte e Centro do país a precipitação  vai evoluir de deficitária para  normal enquanto que na parte Leste e Sul, no mesmo período, será de normal à excedentária..
Segundo  o Diretor do Serviço de Rede de Observação do INM, Cherno Luis Mendes, as precipitaçöes entre os meses de Junho, Julho e Agosto väo ser similar as de  mesmo periodo do ano passado.
“Tem a ver com as anomalias ao nível do Oceano Pacifico, do Golfo da Guiné e na parte  Norte da África”, disse Cherno Mendes acrescentando que  as anomalias positivas ao nível do Pacífico e Equatorial, situações frias no Golfo da Guiné e  Atlântico Norte desfavorecem as precipitações ao nível do continente, sobretudo na Costa Ocidental.
Segundo o técnico meteorológico, se a situação fria no Atlântico não se inverter as colheitas não serão satisfatórias e o pasto passara por grandes dificuldades.
Cherno Mendes aconselha aos agricultores a fazerem o uso de sementes que não requerem muita água e que resistem à ataques de pragas.
Presente no acto, o Encarregado de Programas da FAO no país, Rui Jorge Fonseca reiterou que a sua organização vai apoiar os agricultores nacionais com mais de 125 toneladas de sementes  de cereais, nomeadamente, de arroz, milhos (preto e cavalo) e feijão durante a campanha agrícola em curso. ANG/FGS/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário