segunda-feira, 8 de junho de 2015

Parlamento




Guiné-Bissau e Angola relançam cooperação 

Bissau, 08 Juin 15 (ANG) - A Guiné-Bissau e Angola relançaram a cooperação parlamentar e identificaram as condições necessárias à consecução de um instrumento jurídico que permita o reforço da mesma.

A informação foi tornada pulica hoje pelo presidente da Assembleia Nacional popular (ANP) da Guiné-Bissau,Cipriano Cassamá quando procedia ao balanço da visita de três dias que efectuou à República angolana, à convite do seu homólogo, Fernando da Piedade Dias dos Santos.

De acordo com Cipriano Cassamá, a delegação da Guiné-Bissau visitou alguns empreendimentos económicos e sociais de Angola nomeadamente, o Memorial António Agostinho Neto, o Museu Histórico Militar, a cidade de Kilamba, as futuras instalações da ANP e do Secretariado Permanente do parlamento da CPLP.

“Nos vários encontros realizados, sempre se realçou os laços históricos de irmandade estabelecidos entre os dois países desde os primórdios da luta pela libertação nacional e que  vieram a ser deturpados pelo golpe de estado de 12 de Abril de 2012”, confirmou o presidente da ANP.

Acrescentou que a delegação angolana enalteceu a normalização da situação política, económica e social da Guiné-Bissau resultante do empenho das autoridades representativas saídas das eleições de Maio de 2014, consideradas justas e transparentes pela comunidade internacional.

Cipriano Cassamá afirmou que nesta ordem de ideia a delegação angolana tomou boa nota do desejo manifestado pela Guiné-Bissau no sentido de reforçar a cooperação entre os dois povos, acrescentando que “a diplomacia parlamentar constitui um dos mecanismos importantes para efeito de cooperação”.

Segundo Cipriano Cassamá a delegação da ANP  reconheceu as excelentes condições de trabalho criadas para a realização da visita, acrescentando que  aproveitou a ocasião para convidar o seu homólogo angolano a visitar o país em Outubro próximo.

A visita decorreu entre  1 e 3 de Junho corrente  e o Presidente da ANP esteve acompanhado de uma delegação parlamentar construída pelos deputados e altos funcionários da ANP.  

ANG/AALS/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário