segunda-feira, 22 de junho de 2015

Ensino



Ministra da Educação pede investimento no sector

Bissau, 22 Jun 15 (ANG) – A Ministra da Educação Nacional pediu esta sexta-feira ao governo para investir na formação de professores, com vista a garantir um ensino de qualidade.

Maria Odete da Costa Semedo falava num Ateliê de Restituição de Grupos de Trabalho, que vão definir as estratégias no âmbito da Elaboração do Plano do Desenvolvimento da Educação na Guiné-Bissau.

Odete Semedo disse que quando precisam de 400 docentes conseguem ter somente 120. Acrescentou que até ao momento o ministério continua a contratar pessoas com o nível de 9º ou 11º ano de escolaridade para dar aulas. 
 
Estas pessoas não têm qualquer preparação básica para trabalharem com as crianças.

A qualidade do ensino começa no infantil, se as crianças não forem bem organizadas nesta fase estaremos a brincar com o património do sistema educativo, disse a ministra . 
 
Por sua vez, o Coordenador da Equipa Técnica do Plano Decenal para Desenvolvimento da Educação, Mamadú Saliu Djassi disse que o plano visa identificar e elaborar as estratégias do Sistema Educativo no país, desde a construção e reabilitação das escolas, formação dos docentes, gerência dos edifícios educacionais, até a formação académica dos alunos.

O sistema de ensino guineense precisa de qualidade na aprendizagem, e para tal exige uma formação de qualidade dos docentes principalmente na matemática e na língua portuguesa, aconselhou Mamadú Djassi. 

 ANG/JD/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário