segunda-feira, 22 de junho de 2015

UEMOA



Guiné-Bissau regista atraso na implementação de projectos financiados pela organização

Bissau, 22 Jun 15 (ANG)-A Guiné-Bissau conseguiu absorver apenas 10 mil milhões dos cerca de 48 mil milhões de francos cfa postos a sua disposição, em projectos, pela União Economia e Monetária Oeste Africana (UEMOA), nos últimos quatros anos.

A revelação foi feita hoje pelo representante residente da UEMOA no pais,Mohamed Assani, na cerimonia de abertura do seminário de avaliação das reformas, programas e projectos comunitários em curso na Guiné-Bissau.

São ao todo 29 projectos em diferentes domínios, nomeadamente agricultura, ensino superior, hidráulica urbana, piscicultura, cuja implementação conta com a colaboração da ONG, União Internacional para a Conservação da Natureza(UICN).
Face à esta constatação, prosseguiu Mohamed Assani, e tirando a lição das experiências de instituições irmãs, a conferência dos Chefes de Estado e de Governo da União decidiu criar um mecanismo de avaliação a ser submetido a apreciação na reunião dos primeiros-ministros da organização.

Mohamed Assani disse que o encontro de Bissau serve não só para identificar os obstáculos que impedem a realização dos programas, mas também para propor soluções consensuais que serão submetidos quinta-feira próxima ao Primeiro-ministro guineense e ao presidente da Comissão da Uemoa.

Os trabalhos de avaliação da implementação dos projectos financiados pela Uemoa na Guiné-Bissau por técnicos de diferentes instituições estatais e privadas e ONGs terminam na próxima quinta-feira e serão seguidos de um encontro entre o governo e a comissão da UEMOA para uma avaliação politica dos mesmos projectos. 

ANG/JAM/SG



Sem comentários:

Enviar um comentário