segunda-feira, 29 de junho de 2015







Saúde

Lançada nova campanha nacional de vacinação com Mebendazol

Bissau,29 Jun15 (ANG) - O Governo da Guiné-Bissau lançou na passada sexta-feira uma Campanha  Nacional de Suplementação e desparasitação com Mebendazol,  para crianças de 6 aos 59 meses de idade.
Secretario de Estado da Gestao Hospitalar

 A campanha que decorre até terça-feira, 30 de Junho, segundo o Secretario de Estado da gestão Hospitalar, Domingos Malu devera abranger mais de 250 mil crianças, e é assegurada por 75 equipas de técnicos do Ministério da Saúde Pública.

Malu destacou que a mortalidade infantil  é cada vez mais crescente no pais, e pede aos pais  para levaram os seus filhos à vacinação.

A saúde materno-infantil constitui a prioridade da Organização Mundial da Saúde(OMS).
Na cerimonia, o representante da OMS em Bissau, Ayigan Kossi referiu a carência  que a carência em vitamina A afecta cerca de 19 milhões de grávidas e 190 milhões de crianças em idade pré-escolar, principalmente na região Africana e Sudoeste da Ásia.

“A suplementação com vitamina A nas crianças de 6 a 59 meses de idade contribui para a redução global das mortes em 24 por cento,  da mortalidade por doenças diarreicas em  28 por cento.”, disse.

 Disse  que a OMS recomenda a administração de suplementos de vitamina para se prevenir de doenças oftálmicas e da cegueira de origem nutricional em crianças menores de cinco anos.

Segundo o representante adjunto do UNICEF em Bissau, Antero de Pina  foram registados  avanços positivos no âmbito da nutrição, com a oficialização de uma Política Nacional de Nutrição e  elaboração de um Plano Estratégico para a mesma de 2015 à 2019, e a criação de um Plataforma nutricional pelo Departamento Nacional de Nutrição, coordenada pelo Ministério da Saúde.

De Pina lembrou que no mês passado a Guiné-Bissau introduziu uma vacina antipneumocócica e contra o rotavírus, no seu programa com o objectivo de combater a pneumonia e doenças diarreicas, que representam aproximadamente 10 por cento das mortes em crianças menores de cinco anos. ANG/JD/SG






Sem comentários:

Enviar um comentário