sexta-feira, 26 de junho de 2015

Politica

Parlamento aprova moção de confiança ao Governo

Bissau, 26 Jun 15 (ANG) O Parlamento guineense aprovou quinta-feira uma moção de confiança ao governo como forma de manifestar a sua solidariedade ao executivo liderado por Domingos Simões Pereira.

À pedido do governo a moção foi aprovada por unanimidade dos 81 deputados presentes na plenária dirigida pelo Vice-presidente do hemiciclo, Inácio Correia.
O sinal de solidariedade ao executivo veio do parlamento numa altura em que as relações institucionais entre os órgãos de soberania- Presidência da Republica, parlamento e governo passam por momentos de “tensão”, evidenciados por   trocas de acusações  indirectas  públicas de  “usurpação de competências”  entre os referidos órgãos.

No pais a situação domina o tema de  conversa , tendo a Radiodifusão nacional divulgado declarações de cidadãos anónimos que apelaram ao entendimento entre os três órgãos de soberania.

Simões Pereira viajou para Dacar, apos a habitual reunião do Conselho de Ministros das quintas-feiras.

A viagem realizou-se a pedido do presidente senegalês, Maky Sall.
Desconhece-se as razões dessa convocação com caracter de emergência mas acredita-se que seja originada por” intenções medianeiras” do chefe de estado senegalês, que no dia anterior fez questão de enviar um emissário à Bissau para felicitar as autoridades guineenses, por “boa condução dos destinos do pais”.

Entretanto, o Governo aprovou quinta-feira em conselho de ministros  o Código Aéreo, criando assim as condições para que a Guiné-Bissau se adapte ao novo regime jurídico da OACI, Organização de Aviação
Civil Internacional.

O colectivo ministerial ainda aprovou  o projecto de Decreto que estabelece a obrigatoriedade de instalação de dispositivos para
detecção e identificação de navios por via VMS.

ANG/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário