segunda-feira, 8 de junho de 2015

Internacional




União Africana prepara cimeira

Bissau, 08 Jun 15(ANG)- Os líderes africanos participam, no dia 15 deste mês, em Joanesburgo, na 25ª cimeira de Chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA), cujo tema central é a agenda de desenvolvimento para os próximos 48 anos.

As reuniões estatutárias e preparatórias da 25ª cimeira de Chefes de Estado e de Governo africanos começaram ontem, dirigidas pelos chefes da diplomacia e com a presença de peritos de vários países.

A chegar ao fim a Agenda 2015, consagrada aos oito Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) definidos pelas Nações Unidas em 2000, os 54 Estados africanos  perspectivam a Agenda de Transformação do continente no quadro da Agenda 2063.

Sob o lema "Ano do Empoderamento da Mulher e do Desenvolvimento de África: Rumo à Concretização da Agenda 2063", a UA  analisa o relatório ministerial sobre o primeiro plano de aplicação decenal da Agenda 2063 da organização e os respectivos mecanismos de financiamento. 

Os 54 Estados   analisam os relatórios da organização sobre a crise humanitária causada pela epidemia de ébola que assolou vários países da África Ocidental, sobretudo  a Guiné-Conacri, Libéria e Serra Leoa. Outro relatório é o do Conselho de Paz e Segurança, que inclui uma análise a questões ligadas ao terrorismo, extremismo radical, conflitos e a resposta de África. 

Os Chefes de Estado e de Governo analisam  os relatórios de vários comités   sobre a Agenda de Desenvolvimento pós-2015, comércio em África, implementação do programa do NEPAD, reformas das Nações Unidas e Mudanças Climáticas. Uma das principais metas a atingir na cimeira é o silenciar as armas no continente até 2020, o que tem de passar pelo diálogo e pela  solução pacífica dos conflitos, de forma a garantir a paz e a estabilidade em África.

A integração económica é outro tema, destinado a promover um crescimento sustentável e inclusivo, ou seja, um mercado de comércio livre em todo o continente, o que, segundo dados da própria UA, envolve 600 milhões de pessoas, um PIB estimado de um trilião de dólares e  um crescimento de mais de cinco por cento ao ano.

ANG/Jornal de Angola. 

Sem comentários:

Enviar um comentário