quarta-feira, 10 de junho de 2015

Visita do rei Mohamed VI




Guineenses elogiam missão médica militar marroquina

Bissau, 10 Jun 15 (ANG) -A Missão Médica Militar marroquina que se encontra em Bissau , no quadro da recente visita do rei Mohamed VI  esta a ser “muito elogiado” por doentes que já receberam a assistência da missão.

Várias centenas de pessoas ainda se encontram a espera das suas consultas e tratamentos gratuitos, apurou hoje um repórter da ANG  que se deslocou ao local onde a missão está a trabalhar.

Em declarações à ANG no “Hospital de Campanha Médica” marroquino instalado na Avenida Combatentes da Liberdade da Pátria, Albino Tchongo, um dos muitos pacientes que ali acorreram, disse  que aguarda a vez de ser consultado aos problemas de coluna vertebral e  de ténia na barriga.

Este professor de 47 anos que lecciona o francês numa da escolas privadas aqui em Bissau, afirmou que, finalmente, conseguiu hoje a senha que lhe dá  acesso à consulta da equipa médica marroquina.

“ A equipa militar médica do Reino de Marrocos, apesar das suas limitações em termos do pessoal, está a levar a cabo um trabalho excepcional de consultas e tratamento aos guineenses carenciados” elogiou Tchongo.

Mostrando-se contente com a cooperação entre Bissau e Rabat, Tchongo apela as autoridades guineenses para diligenciarem junto dos marroquinos para que as missões de solidariedade do género sejam regulares e que abranjam à todo o território nacional.

Também na lista de espera está,  Banna Sanha, de 57 anos e doente de asma. Banna  confessa-se “já cansada”, pelo facto de estar  dias a fio sentada debaixo de sol a aguardar a “senha mágica”. No entanto, decide não  arredar o pé ai  até obter tratamento.

Numa conversa que tive com  uma mulher grande de mais de 60 anos, depois da cirurgia do seu olho há dias, confessou-me que já consegue meter a linha no buraco da agulha e já consegue distinguir as notas do franco cfa”, narrou Banna que também pediu as autoridades nacionais para continuarem a solicitar missões de solidariedade do género para atender , sobretudo pessoas carenciadas como ela, doméstica e mãe de seis filhos.

Quem teve a sorte de não ficar por muito tempo à espera do referido “papel” que dá acesso ao improvisado hospital, foi a deficiente motora, Noemi Nhaga que, mal chegou no portão, foi autorizada a entrar por dois marroquinos acompanhados por um tradutor polícia.

Numa curta conversa com o repórter da ANG, antes da sua entrada, esta rapariga de 22 anos disse que padece de dores na barriga há vários anos, apesar de “muitas vezes” ter medicado, sem sucesso.

De acordo com fontes não oficiais, esta equipa médica militar marroquina que já consultou, medicou e tratou centenas de guineenses, permanecerá no país durante três meses para  ajudar a minimizar as dificuldades do débil sistema sanitário guineense.

Sabe a ANG que entre os serviços prestados por esta equipa médica militar marroquina, constam nomeadamente, a cirurgia, a oftalmologia a ginecologia e tratamento de dentes.


ANG/QC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário