segunda-feira, 8 de junho de 2015

Património Arquivístico




Instituto Benten organiza seminário sobre  arquivos

Bissau, 08 Jun 15 (ANG) - Um seminário sobre Gestão e Preservação de Arquivos das Organizações Públicas e Privadas é organizado terça-feira em Bissau pelo Instituto Benten; em parceria com Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP) e o Jornal Nô Pintcha.

Segundo uma nota à que a ANG teve acesso, o evento enquadra-se nas comemorações do Dia Internacional dos Arquivos, que se assinala dia 9 e nele estarão presentes várias organizações do sector público e privado, incluindo órgãos de comunicação social, 

Os participantes irão debruçar-se num fórum de sensibilização e discussão sobre a importância dos arquivos na formação da memória colectiva e da identidade nacional.

As noções básicas sobre arquivos, desafios e oportunidade na preservação dos arquivos nacionais e o seu enquadramento legal serão entre outros temas que vão estar em destaque neste encontro.

Conforme o comunicado, a Guiné-Bissau vai, assim, juntar-se às várias iniciativas que ocorrem um pouco por todo o mundo no quadro do Dia Internacional dos Arquivos, criado a 9 de Junho de 1948 pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e a Cultura (UNESCO), com o objectivo de gerir os arquivos, tratamento e utilização do património arquivístico mundial.

A sessão de abertura do referido seminário será presidida pelo Secretário de Estado da Juventude, Cultura e Desporto, Tomás Barbosa, na presença do Presidente do Instituto Benten, Paulo Gomes, do Director-geral do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP) Leopoldo Amado e do Director- geral do Jornal Nô Pintcha, Bacar Baldé.

 ANG/LPG/SG


Sem comentários:

Enviar um comentário