quarta-feira, 24 de junho de 2015

Agricultura




Governo e CILSS debatem mecanismos de certificação da qualidade de sementes

Bissau, 24 Jun 15 (ANG) – O Governo em parceria com o Comité Interministerial de Luta Contra Seca no Sahel (CILSS) iniciou  terça-feira uma ateliê de formação, de três dias, com o objectivo de adoptar  mecanismos de certificação da qualidade das sementes agrícolas na Guiné-Bissau.

A cerimónia de abertura do referido ateliê, subordinado ao lema “Controlo de qualidade e certificação das sementes vegetais”, foi presidida pelo Director geral da Agricultura, Carlos Amarante.

 Amarante destacou  que as qualidades das sementes são  importantes para o desenvolvimento  agrícola e aumento da produção do arroz. 

Ainda referiu  que  sem um instrumento político que permite o controlo de qualidade das sementes importadas é impossível pensar no aumento da produção.

“ É por isso  que quase todos os países da Comunidade Económica dos Estados Oeste Africana (CDEAO) dispõem de instrumentos políticos de controlo de qualidades das sementes. A Guiné-Bissau é um dos três membros que não dispõe desse instrumento”, disse o DG da Agricultura defendendo a necessidade da criação do mesmo. 

Segundo  Carlos Amarante, a maioria das sementes importadas dos países vizinhos são de baixa qualidade.

O DG da Agricultura disse que existe um regulamento comunitário de controlo de qualidade e certificação das sementes aprovado pelos chefes de Estados e ministros de Agricultura dos países da CEDEAO mas qua ainda não esta a ser aplicado na Guiné-Bissau.

 “ Mas, como sabem,  somos um país com certos problemas e era necessário formar pessoas, por isso é que nesta formação estão presentes investigadores, elementos do instituto de sementes e de ONGs que actuam no sector agrícola”, informou.

Para a Directora dos Serviços de Controlo de Certificação de Sementes, N’Queba Cia  a fraca produção no país esta relacionada à má qualidade das sementes que os camponeses utilizam. 

ANG/LPG/JAM/SG   


Sem comentários:

Enviar um comentário