quarta-feira, 10 de junho de 2015

Arquivos nacionais




INEP defende preservação da história guineense

Bissau, 10 Juin 15 (ANG) - O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP) pretende desenvolver em parceria com o governo, um intenso trabalho de arquivamento de documentos nos diferentes ministérios públicos da Guiné-Bissau com a finalidade de conservar a história do país.

A intensão foi manifestada pelo Director Geral do INEP, Leopoldo Amado, terça-feira no acto de enceramento do seminário de gestão e preservação dos arquivos nas organizações públicas e privadas, realizado em Bissau para assinalar o Dia Internacional dos Arquivos, 09 de Junho.

De acordo com Leopoldo Amado é urgente e necessário estudar as estratégia conjuntas para melhorar a qualidade do arquivo dos documentos, dar atenção a língua portuguesa, criar hábito da leitura e facilitar acesso aos documentos. 

“Os arquivos são muito importante, não apenas para o reforço da coesão e da identidade na preservação da memória, mas também para incentivar a pesquisa e para facilitar administração das nossas instituições públicas”, disse Amado.

Acrescentou que os arquivos significam documentos ordenados e postas a disposição das consultas, sublinhando que assim sendo a colaboração do INEP com os seus técnicos na orientação é muito importante para o desenvolvimento do país.

Por sua vez, a Directora Executiva do Instituto Bentem Charlotte Alvarenga explicou que a sua organização assumiu a responsabilidade de preservação da cultura e da moda colectiva com o intuito de priorizar e promover a memória colectiva da Guiné-Bissau.

Charlotte Alvarenga disse ainda que o Instituto Bentem iniciou as suas actividades apoiando diferentes actividades culturas na Guiné-Bissau, acrescentando que por fim acabou por assumir a responsabilidade de promover e de divulgar a cultura. 

O Director Geral do jornal Nô Pintcha, Bacar Baldé declarou na ocasião que a instituição que dirige tem um arquivo a disposição da comunidade guineense. 

O seminário foi Promovido pelo Instituto Bentem em parceria com INEP/ Arquivo Histórico Nacional e o Jornal Nô Pintcha para celebrar 09 de Junho que é o dia internacional dos arquivos, criada em 1948 pela organização das nações unidas. 

A cerimónia de abertura do referido seminário foi presidida pelo Secretário de Estado da Juventude, Cultura e Desporto, Tomas Barbosa.

No seminário tomaram parte várias organizações  do sector público e privado do país incluindo órgãos de comunicação social.  

ANG/AALS/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário