segunda-feira, 15 de junho de 2015

Madeira/Leste




 "Corte abusivo de madeiras tem reflexos negativos no ambiente ", diz Administrador de Gabú

Bissau,15 Jun 15 (ANG) - O administrador do sector de Gabú, leste da Guiné-Bissau afirmou que o corte abusivo de madeiras que nos últimos anos se registou no país tem provocado efeitos negativos no ambiente naquela localidade.

Adulai Bobo Sissé, em entrevista exclusiva à ANG disse que em toda a província leste, particularmente na região de Gabú tem-se notado o aumento da temperatura, escassez de água, causando mortes de gados em certas localidades nomeadamente no sector de Pitche.

Acrescentou que, outrora no mesmo período muitas plantações semeadas, são os casos de milho, mancara e a até arroz, a esta altura já se encontravam muito avançadas.

"Mas hoje em dia, até o actual momento nada se nota em termos da lavoura não obstante estamos na época chuvoso. Estamos perante não propriamente a seca, mas sim de atrasos gritantes da chuva", lamentou.

Enquanto autoridades regionais, pensamos que a decisão do Governo no que diz respeito a proibição de cortes de madeiras por um determinado tempo deve ser vinculativo", disse.

Aquele responsável acrescentou que vão convocar as autoridades tradicionais da região, como seus colaboradores nomeadamente os régulos no sentido de assumirem as suas responsabilidades na implementação das decisões do Governo.

"Mas tudo isso, não descarta a possibilidade de efectuarmos campanhas de sensibilização junto das populações nas suas aldeias e residências no sentido de lhes incutir as noções e responsabilidades no controlo das matas de forma a disciplinar certas práticas que achamos incorrectas", informou.

Bobo Sissé frisou que nos últimos tempos tem notado movimentações de pessoas provenientes da Sub-região e que invadem as florestas do país efectuando cortes desenfreados de madeiras.

O administrador do sector de Gabu considera que se os chefes tradicionais assumirem as suas responsabilidades essa prática pode reduzir drasticamente.

ANG/ÂC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário