segunda-feira, 15 de junho de 2015

Ensino Superior




Primeiro-ministro satisfeito com desempenho da Universidade Lusófona

Bissau, 15 Jun 15 (ANG)- O Primeiro-ministro visitou hoje a Universidade Lusófona da Guiné (ULG), em Bissau, tendo assistido à uma das sessões das jornadas académicas que actualmente decorre naquela instituição de ensino superior.

Ao intervir no acto, Domingos Simões Pereira realçou o papel e a qualidade da ULG na formações dos guineenses, mas advertiu que o governo continua a exigir infra-estruturas adequadas, docentes à altura e curriculum  de acordo com os objectivos definidos pelas autoridades do país.

“O que o governo exige da Lusófona e doutras universidades é que tenham em conta o futuro do país e que pensem nos estudantes guineenses”, declarou o chefe do executivo para acrescentar que as autoridades, sempre na base do diálogo, continuarão a exigir o cumprimento das normas de funcionamento no ensino superior.

Simões Pereira que assistiu a montagem dum computador e a programação digital duma calculadora feita por  estudantes de engenharia informática , elogiou o que viu e exortou aos formandos a se empenharem mais  na busca do saber.

Em declarações à ANG, o Reitor da ULG, Rui Jandi manifestou a sua satisfação pela visita do Primeiro-ministro e disse que a mesma se insere na jornada académica que a instituição tradicionalmente organiza.

Ouvidos pelo repórter da ANG, no auditório da Universidade, os estudantes Ilídio dos Santos, da especialidade  de Direito e Fatumata Said, das Relações Internacionais, realçaram a importância destas conferências académicas, “porque são oportunidades para aumentar o saber  com  professores de longas experiências”.

Em relação ao futuro da Universidade Lusófona da Guiné, o Representante Plenipotenciário do “Grupo Lusófona” que se encontra de visita a Bissau, informou que o mesmo perspectiva introduzir este ano  cursos de  mestrados em áreas como as relações exteriores e o urbanismo e estender a formação às regiões, através do ensino a distância.

Esimiraldo do Azevedo garantiu que o “Grupo Lusófona irá continuar a reforçar a parceria com  o governo, visando o cumprimento do memorando de entendimento assinado entre as duas partes em Marco deste ano, com vista a melhoria das infra-estruturas de estudo nomeadamente, nas especialidades da enfermagem e  engenharia informática e a nível da docência com maior qualificação.

Durante as Jornadas Académicas  foram abordados temas como a importância das Relações Internacionais e Estratégia de Financiamento Internacional para o Desenvolvimento do país, este último, tendo como o conferencista, o professor da Macroeconomia da Universidade Lusófona de Portugal, o português, José Paulo de Oliveira.

O “Grupo Lusófona” tem  Universidades  em todos os países da Língua Portuguesa, excepto em Timor Leste, e  a Guiné-Bissau tem neste momento maior número de estudantes com cerca de quatro mil,  nas especialidades de Direito, Engenharia Informática, ciência política e Relações Internacionais, Enfermagem Superior e Jornalismo.  

ANG/QC/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário