quarta-feira, 24 de junho de 2015

Saúde




Chefe da Missão da ONU contra Ébola chega hoje a Bissau

Bissau,24 de Jun.15 (ANG) - O Representante Especial Interino do Secretário-geral das Nações Unidas e chefe da  Missão para a Resposta e Emergência contra o Ébola (MNUREE) chega hoje a Bissau, para uma visita oficial de dois dias.

De acordo com uma nota de imprensa enviada à ANG, o objectivo desta visita é de fazer o balanço dos esforços de prevenção e preparação do país contra  esta doença que afecta a África de Oeste, e analisar  com o governo, como a ONU pode ajudar a mobilizar apoios.

Durante sua estada em Bissau, refere a nota, Peter Graaft irá reunir com altos dirigentes do governo e seus parceiros do país.

Também, segundo o documento,  estão previstas visitas ao Cuntabane, posto fronteiriço na zona Sul  que faz fronteira com a República de Guiné Conacri, e ao Centro de Isolamento e Tratamento de eventual caso de Ébola, no Hospital Nacional Simão Mendes, em Bissau.

Segundo as autoridades sanitárias guineenses, até este momento, não se registou nenhum caso da doença por vírus do Ébola na Guiné-Bissau, mas  o país continua sob alto risco, dada a sua proximidade  à Guiné Conacri, onde recentemente se registaram mais alguns casos, desta feita, na região do Boké, próxima da fronteira com a Guiné-Bissau.  

A ONU e outros parceiros internacionais da Guiné-Bissau têm vindo a prestar apoios, para o reforço das medidas de  prevenção e preparação do Governo desde 2014, em linha com o plano nacional e de resposta contra um surto do Ébola no pais.

Peter Graaft, antes se ser nomeado para as atuais funções da MNUREE, era responsável pela gestão da crise do Ébola na Libéria e antes, desempenhou as funções  de Responsável de Equipa dos Assuntos Cívicos do Desenvolvimento junto a Missão da ONU no Afeganistão. 

ANG/JD/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário