quarta-feira, 10 de junho de 2015

INSS



DG promete inscrição de todos funcionários públicos na instituição

Bissau, 10 Jun 15 (ANG) – O Director-geral do Instituto Nacional da Segurança Social (INSS) Roberto N´besba prometeu hoje trabalhar para que todos os funcionários públicos e privados estejam inscritos naquela instituição.

A promessa foi feita na cerimónia de encerramento de uma campanha de sensibilização sobre  prevenção contra riscos de acidente e  doenças nos locais de trabalho.

Roberto N`besba acrescentou que a prevenção dos riscos profissionais constitui um desafio para as entidades gestoras da segurança social.

“Apesar de tudo é necessário que a gestão do sistema de segurança social seja rigorosa transparente e competente para beneficiar as gerações vindouras”, vincou o Director-geral que solicitou o apoio do governo na luta contra os que se “refugiam nas políticas para não inscreverem as suas empresas e os seus trabalhadores”.

Referindo-se as actividades do INSS, o DG garantiu que, apesar das dificuldades, a instituição consegue prestar  assistência de acordo com as necessidades apresentadas pelos contribuintes.

Em representação do Ministério da Função Pública, Carlos Costa encorajou a adesão do INSS na Organização Inter-africana de Prevenção de Riscos Profissionais (IAPRP).

“É  uma oportunidade para que o INSS possa reforçar as suas capacidades, para estar a altura da sua missão e garantir a sustentabilidade do sistema da segurança social”, apontou.

Costa disse que é preciso adoptar um sistema de recolha, tratamento e gestão dos dados de acidentes ocorridos nos locais de trabalho para que as intervenções do INSS possam ser mais esclarecedoras e de fácil avaliação periódica.

“O Instituto deve regularmente levar a cabo campanhas de sensibilização junto a empregados e seus patrões no sentido de adoptarem medidas de prevenção capazes de minimizar os eventuais riscos profissionais”, considerou. 

ANG/LPG/JAM

Sem comentários:

Enviar um comentário