domingo, 21 de junho de 2015

Corte “abusivo” de árvores


 Dois mil troncos cortados em Gabú

Gabú, 19 Jun 15 (ANG) -A Comissão Técnica de Gestão de Madeiras Apreendidas concluiu o seu trabalho na região de Gabú com o registo de dois mil troncos de árvores cortadas.

A informação foi dada hoje ao repórter da ANG, por um membro da referida comissão.

De acordo com esta fonte, quase todos estes troncos foram identificados e registados no sector de Sonacó concretamente, na localidade de Mafancó, povoação onde funciona uma serração de madeiras pertencente aos chineses, os principais exportadores deste produto durante o período de transição na Guiné-Bissau.

“Depois de percorridos os sectores de Gabú, Pitche, Pirada, Boé e Sonaco, só encontramos o fenómeno de corte de árvores neste último ( o Sonacó)”, explicou  para acrescentar que a cifra é bem inferior à doutras zonas do país.

Comparativamente às outras regiões, este membro da Comissão Técnica de Gestão de Madeiras Apreendidas disse que até neste momento e de acordo com os registos feitos, Gabú e Tombali foram as menos afectadas com o corte abusivo de troncos para madeira, sobretudo em 2013.

Adiantou ainda que o próximo passo será a identificação e registo de eventuais troncos cortados na região de Cacheu, que culminará com o fim dos trabalhos desta Comissão, no terreno.

De acordo com as informações obtidas pela ANG, para além de Gabú, a Comissão Técnica de Gestão e Apreensão de Madeiras já levou a cabo, os trabalhos de identificação e registo de troncos nas regiões de Oio, Quinara, Tombali e Bafatá.

Dado ao corte em “massa” de troncos de madeira durante o período de transição”, o governo deliberou interditar a exploração de madeiras na Guiné-Bissau até 2020, para permitir a regeneração da flora, considerada “fonte da vida”, devido a sua libertação de oxigénio, indispensável para a respiração sobretudo, do ser humano.

ANG/QC/SG





Sem comentários:

Enviar um comentário