quarta-feira, 3 de junho de 2015

Salubridade Pública




Lançado projecto de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos em Bissau

Bissau, 03 Juin 15 (ANG) – Um projecto de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos em Bissau (GRSU-Bissau) foi lançado esta quarta-feira com a finalidade de trabalhar, durante dois anos, na remoção de lixos em alguns bairros da capital.

No acto de lançamento do novo projecto, o presidente da Câmara Municipal de Bissau (CMB) disse que o lixo constitui um dos grandes problemas que a Guiné-Bissau enfrenta neste momento, acrescentando que diariamente se produz cerca de 250 toneladas do lixo em todo o pais.

“O lixo é um dos grandes problemas que ameaça a vida na planeta terra. Para além de poluir o solo, a água e o ar, afecta também os animais e veicula doenças”, disse Adriano Gomes Ferreira.

O presidente da CMB referiu que geralmente na Guiné-Bissau quem tem maior poder aquisitivo acaba sempre por produzir mais lixo, sublinhando que actualmente a propaganda vem estimulando a utilização de materiais descartáveis o que obviamente faz com que  haja mais lixo.

“Não temos fábricas, mais os plásticos e outros tipos de lixos abundam as cidades da Guiné-Bissau, e os desperdícios também geram resíduos”, frisou Adriano Gomes Ferreira.

Adriano Ferreira disse que cerca de 40 por cento das despesas da Câmara Municipal de Bissau estão relacionas ao saneamento, referindo-se ao aluguer de camiões, dos tractores, pagamento das pessoas, entre outras.

Segundo o Embaixador da União Europeia, Victor Madeira dos Santos o projecto foi orçado em 556 mil euros, que equivalem a 365 milhões de fcfa.

Madeira disse que 90 por cento desse fundo pertence a União Europeia e 10 por cento à Câmara Municipal de Bissau.

No evento estavam presentes as instituições ligados ao sector do saneamento básico, os membros da sociedade Civil e as associações dos diferentes Bairros da Capital.

O projecto, para além da União Europeia e CMB conta com a parceria da Associação Internacional de Voluntários Leigos, uma ONG Italiana que trabalha na área de gestão de resíduos sólidos, em diferentes países da África, há mais de 10 anos. 

ANG/AALS/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário