segunda-feira, 29 de junho de 2015


Saúde

Inspecçäo-geral  identificou  funcionários envolvidos na venda ilegal de medicamentos

Bissau,26 Jun.15 (ANG) – A Inspecçäo-geral de Saúde já tem na sua alçada os  técnicos de saúde alegadamente envolvidos na venda de medicamentos oferecidos  pelo reino de Marrocos.

Inspector Geral de Saude
Em conferência de imprensa realizada no último fim-de-semana, Francisco Aleluia Lopes Júnior confirmou que as farmácias ABAS e Fatumata, situadas no Bairro Militar, em Bissau, vendiam os referidos medicamentos proibido por lei.

A venda  desses medicamentos com rótulos “venda proibida” foi denunciada por um cidadão de família carenciada junto da Inspecçao-Geral da Saúde .

Francisco Lopes Júnior afirmou que a farmácia “Fatumata” em causa, já constava na lista dos que não estão em condições para funcionar.

“O proprietário da referida farmácia  possuía licença para operar mas deu-a ao actual operador, sem consentimento prévio do Ministério da Saúde, de acordo com a lei,” informou o inspector-geral.

Francisco Lopes informou igualmente que existem grupos de sócios e pessoas singulares que possuem mais de 7 farmácias no país, mas  a lei só permite que tenham  no máximo três.

Questionado sobre  a situação  das 81 farmácias que deveriam ter sido fechadas, por incumprimento das normas, respondeu que algumas já estão a ser reabilitadas e melhoradas.

Aleluia Lopes disse  que a proliferação de farmácias no país ocorreu entre 2012 e 2014, período em que  foram licenciadas mais de 300 estabelecimentos e postos de vendas de medicamentos.
 Em relação as farmácias que violam o regime de 500 metros de distância 
Francisco Lopes disse que estes serão suprimidos de acordo com a lei, mas adiantou que as farmácias em formas de Cacifos vão ser encerradas brevemente.

Francisco Lopes Júnior apelou aos cidadãos a denunciarem todas as farmácias que vendem medicamentos com rótulo de Venda proibida, e avisou que a vistoria será feita a todos os estabelecimentos de saúde tanto pública como privadas. ANG/JD/SG
 

Sem comentários:

Enviar um comentário