segunda-feira, 22 de junho de 2015

Biombo/Saúde




Paludismo, diarreia e pneumonia- doenças mais frequentes neste período

Bissau, 22 Jun 15 (ANG) - O paludismo, a diarreia e pneumonia, sobretudo nas crianças, são as doenças mais frequentes neste período do ano na região de Biombo, disse a ANG, Pilar Helena Wil, parteira no Centro de Saúde Regional, sedeado em Quinhamel. 
 
Em entrevista à Agência de Noticias da Guiné(ANG),Pilar Eva Helena Wil, explicou que os casos de paludismo aumentam neste período do ano devido ao movimento das pessoas das suas zonas de origens para outras em campanha de comercialização da castanha de caju. 
 
'Nestas deslocações dormem sem tendas', sublinhou realçando a importância das tendas na prevenção desta doença.

Pilar Wil exorta as pessoas a acatarem os conselhos que lhe são dados pelos tecnicos de saude sobre a necessidade de dormirem debaixo das tendas impregnadas distribuídas pelo Ministério de Saúde Pública

Já sobre a diarreia, relacionou esta doença à qualidade de água ou a forma de preparação de alimentos que a população consome.

A parteira aconselha a população local a desinfeção da água, e lavagem dos alimentos e das mãos antes das refeições. 
 
O centro regional de Saúde de Biombo, segundo a parteira, esta bem apetrechado de medicamentos.

Wil disse que o referido centro é abastecido de medicamentos regularmente pela ONG portuguesa PIME que actua na área de redução da mortalidade infantil na Guiné-Bissau.

Disse que os casos graves, que ocorrem de vez em quando, e que exigem intervenção cirúrgica ou gravidas em risco, são evacuados para Bissau.

O centro conta com dois médicos, duas parteiras e varias enfermeiras, e conta com assistência regular de professores cubanos e novos técnicos formados na escola de saúde local.

E dispõe de uma ambulância que faz a evacuação de doentes nas diferentes tabancas daquela região. 

ANG/JAM/SG


Sem comentários:

Enviar um comentário