quinta-feira, 11 de junho de 2015

Aviação Civil





Autoridades guineenses anunciam criação da “Air Guiné-Bissau”

Bissau,11 Jun 15(ANG) - O Secretário de Estado dos Transportes e Comunicações anunciou hoje a criação de uma a Companhia aérea nacional, denominada "Air Guiné-Bissau".

"Quero aqui , hoje dia 11 de Junho e com enorme prazer, anunciar a criação da Companhia Aérea de bandeira nacional que passa a chamar-se “Air Guiné-Bissau”, disse João Bernardo Vieira na cerimónia organizada para o efeito e que decorreu num dos hotéis da capital guineense. 

Bernardo Vieira acrescentou que tal facto constitui motivo de orgulho e de muita satisfação para todos os guineenses.

O governante referiu que na quarta-feira, a Secretaria de Estado dos Transportes e Comunicações teve uma reunião com os parceiros nomeadamente o Grupo romeno "Tender", e o Euro Atlantic, com vista a ultimar demarches para a criação da referida companhia.

"Neste sentido, quero informar que a reunião decorreu num bom clima de entendimento. Houve passos significativos que foram dados", frisou.

João Bernardo Vieira sublinhou que os contactos com os referidos grupos começaram de algum tempo para cá e que a conclusão do processo é agora motivo de satisfação.

"Devo realçar que o Grupo Euro Atlantic pediu-nos um tempo poder dissecar alguns pontos que foram discutidos na reunião e posteriormente tomar uma posição definitiva nas próximas semanas", explicou.

João Vieira disse que têm encontros marcados para Bucareste (Roménia) e Lisboa (Portugal) nas próximas duas semanas.

O secretário de Estado dos Transportes e Comunicações realçou que houve outros grupos da Aviação Civil que manifestaram igualmente o interesse de fazer parte nessa companhia, nomeadamente um grupo canadiano e outro norte-americano.

"A porta da “Air Guiné-Bissau” está aberta para receber outros grupos que queiram fazer com que a nossa companhia seja uma referência na Costa Ocidental Africana", disse.

Bernardo Vieira frisou que a Companhia Aérea “Air Guiné-Bissau” vai começar com dois aeronaves e mediante as necessidades no futuro o número de aviões pode aumentar.

Aquele responsável revelou que as rotas identificadas pela Agência de Aviação Civil são: Bissau/Dakar/Bissau, Bissau/Lisboa/Bissau e Bissau/Praia.

"Temos a ambição de ligar a Sub-região, mais concretamente Conacri e Banjul e pensamos que depois de um ano estaremos em condições de fazer libações Bissau/Fortaleza (Brasil).
João Bernardo Vieira disse que têm em carteira a criação de uma escola de formação de hospedeiras e que a questão do pessoal técnico está a ser tratada.

"Neste momento lançamos a Companhia e o período que vai levar até o seu reconhecimento pela Organização Internacional da Aviação Civil, vai-nos permitir reunir todos os requisitos”, disse.

Segundo Bernardo Vieira, o governo da Guiné-Bissau detém 40 por cento das acções da Companhia e o Grupo romeno Tender é dono de 60 por cento das restantes

ANG/ÂC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário