terça-feira, 15 de novembro de 2016

COP22



Países desenvolvidos e em desenvolvimento lançam em Marraquexe nova parceria para implementação de Acordo de Paris


 Marraquexe, 15 nov 16 (ANG) -  Os países desenvolvidos e em desenvolvimento lançaram hoje em Marraquexe, Marrocos, uma nova parceria visando o cumprimento do Acordo de Paris (AP) sobre Mudanças Climáticas e ainda sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Trata-se de uma nova coligação que inclui instituições internacionais, que vão trabalhar em conjunto para assegurar que os países tenham acesso à apoios técnico e financeiro necessários para atingir os objetivos traçados no quadro de luta contra alterações climáticas de uma forma célere e eficazmente possível.

A Parceria pretende alinhar melhor os esforços nacionais e internacionais e melhorar a compreensão dos recursos existentes e expandir gradualmente a capacidade de resposta às necessidades dos países.

"Os planos climáticos nacionais, ou NDCs, são os principais instrumentos de execução do Acordo de Paris", disse na ocasião a responsável pelo Meio Ambiente no  Ministério da Energia, Minas e Meio Ambiente do Reino de Marrocos,Hakima El Haite, sublinhando que este lançamento na Conferência da ONU sobre Alterações Climáticas ocorre num momento “oportuno para acelerar a ação climática em todo o mundo”.

De acordo com  El Haite, a parceria é uma plataforma  vital para ajudar os países a incorporar os seus NDCs em todos os setores e todos os níveis de tomada de decisão. Acrescentou que serão envolvidos o setor privado, incentivados a cooperação Sul-Sul e tornado os doadores mais receptivos às necessidades dos países.

“A Parceria NDC é exatamente o tipo de iniciativa inteligente e orientada para a ação de que precisamos para cumprir a promessa do AP ", observou a responsável do Ministerio marroquino da Energia, Minas e Meio Ambiente.

José Augusto Mendonça, enviado Especial da ANG


 

Sem comentários:

Enviar um comentário