terça-feira, 22 de novembro de 2016

Cooperação


     UA apoia implementação das Reformas do Sector da Defesa e Segurança

Bissau, 22 Nov 16 (ANG) O Ministro da Defesa do governo demitido afirmou hoje que, independentemente das vicissitudes políticas e governativas na Guiné-Bissau, é “unanime a imperatividade” da Reforma do seu Sector da Defesa e Segurança.
 
Eduardo Sanhá que falava em representação do novo Primeiro-ministro, na cerimónia de abertura do Seminário de Sensibilização sobre a Desmobilização, Desarmamento e Reintegração no Sector da Defesa e Segurança, acrescenta que para o país se desenvolver, é preciso que “os problemas fundamentais” ligados ao sector castrense sejam resolvidos.

Por isso, Sanhá apela aos parceiros internacionais a continuarem a envidar esforços, para mobilizar mais meios, no sentido de materializar a reestruturação e modernização desta área.  

A formacao é promovida pela União Africana, representada na Guiné-Bissau, por Ovidio Pequeno que na ocasião sublinhou a importância de o processo ser aproprido pelas autoridades nacionais.

Não obstante o apoio garantido da União Africana, Pequeno destacou a necessidade de haver vontade politica para a implementação do processo.

De acordo com a União Africana, o “Workshop” se realiza no quadro da implementacao  das conclusões  da Missão Conjunto: CEDEAO, ONU e CPLP, efectuada em  Março de 2015, à Bissau.

No ateliê participam cerca de 100 pessoas de diferentes instituições ligadas  as reformas no sector da Defesa e Segurança da Guiné-Bissau, e sob orientação de  especialistas em questões de segurança das Repúblicas de Mali, Libéria e Madagáscar.
ANG/QC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário