sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Literatura


                  AD lança manual escolar sobre escravatura em Cacheu

Bissau, 18 Nov 16 (ANG) – A ONG Acção para o Desenvolvimento(AD) lança no domingo, Dia da Consciencia Negra,  em Cacheu ,o manual escolar “Rotas de Escravos”, uma colectânea de textos sobre a escravatura para escolas de ensino secundário.
 
O acto terá lugar no memorial da escravatura e do Trafico Negreiro de Cacheu  e será acompanhado por um debate com a autora, Isabel Levy e representantes do Ministério da Educação  sobre a integração da história da escravatura nos programas escolares do país.

O dia 20 de Novembro foi escolhido internacionalmente como Dia da Consciência Negra para homenagear a memória e a figura do Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, que morreu nesse dia lutando contra a escravatura no período do Brasil Colonial.
 A escolha desta data simbólica serviu para manter viva a lembrança de que o fim da escravatura foi conseguido também pelos próprios escravos.

O Dia da Consciência Negra no Memorial da Escravatura e do Tráfico Negreiro de Cacheu realiza-se este ano no quadro do Projeto “Cacheu, di si cultura i Istoriaimplementado no período de 2016-2019 pela ONG AD-Acção para o Desenvolvimento em parceria com AIN onlus, COAJOQ e Governo Regional de Cacheu e cofinanciado pela União Europeia.

O projeto visa promover a conservação e valorização de património histórico e cultural da antiga cidade de Cacheu; as indústrias culturais para o desenvolvimento humano e crescimento socioeconómico; a participação comunitária e a concertação na governação do património cultural e o acesso aos bens e serviços culturais.
ANG/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário