quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Protestos


“Proibição de manifestações no centro de Bissau é ato vergonhoso”,diz a  Liga dos Direitos Humanos

Bissau,16 Nov 16(ANG) - A Liga Guineense dos Direitos Humanos pediu terça-feira ao Governo a "revogação imediata" de uma proibição de manifestações junto ao Palácio da Presidência, em Bissau, que classificou como um "ato vergonhoso".

Presidente da LGDH
Em comunicado, a Liga considera  a interdição  uma "decisão inconstitucional e uma afronta" ao Estado de direito democrático.

Para a organização, o anúncio feito pelo ministro da Administração Territorial "é um ato vergonhoso" para um país que proclama ser democrático.

O Governo da Guiné-Bissau proibiu manifestações junto ao Palácio da Presidência contra o chefe de Estado, José Mário Vaz.

Um comunicado assinado pelo ministro da Administração Territorial, Sola Nquilin, dá conta da proibição de qualquer manifestação ou marcha na Praça dos Heróis Nacionais e no largo da Câmara Municipal de Bissau, ambos os locais nas imediações do Palácio da Presidência.

O ministro sustenta  que a medida visa “garantir liberdade de circulação aos cidadãos que não adiram às manifestações”, que têm sido organizadas pelo Movimento de Cidadãos Conscientes e Inconformados contra a crise política que afeta o país há 15 meses.

O movimento, constituído na sua maioria por jovens, pretende que o Presidente guineense renuncie ao seu mandato por ser, alegadamente, o responsável pela crise política.

Lesmes Monteiro Torres Gemeos, porta-voz do movimento, disse  à Lusa que os protestos vão continuar noutros lugares de Bissau.
ANG/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário