quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Sociedade Civil

         Movimento "Bassora di Povo" quer Governo popular por 10 anos

Bissau,23 Nov 16(ANG) - O novo movimento de cidadãos na Guiné-Bissau contra a crise política denominado “Bassora di Povo” (em português Vassoura do Povo) defende um “Governo popular” para 10 anos.
 
Esta posição foi tornada pública nesta terça-feira, 22, em entrevista à VOA por Saturnino de Oliveira  um dos promotores do movimento.

 “Vamos resgatar o Estado. O que significa que vamos mandar todos os políticos e a toda classe política para casa. Depois disso vamos criar uma comissão que será encarregue de indicar figuras que vão assumir as funções da República durante 10 anos. Este Governo popular terá como missão, fazer uma reforma estrutural, começando na Constituição da República, passando pelo sector da Defesa e Segurança, Educação, Saúde, Administração Pública, e demais instituições da República”, explicou. 

Afirmou   que as acções do movimento não se limitarão  em manifestações de rua mas que irão também integrar campanhas de sensibilização das populações  sobre a necessidade de se corrigir situações por que passa o pais há varios anos.

Referiu que o movimento tinha agendado a realização de uma marcha  terça-feira  perto da sede do Governo, mas que acabou-se por não se realizar devido a ordem de dispersão dada por um grupo de polícias que alegou ter recebido ordens superiores para o dar.

Contudo, Saturnino de Oliveira afirmou que os líderes do movimento não vão desarmar-se  até que as suas revindicações fossem satisfeitas,”ou seja, até que uma nova ordem politica e social seja implantada.

 Para Saturnino de Oliveira, as suas exigências, para muitos observadores é inoportuna, mas na perspectiva do movimento é a única saída plausível para tirar o país das incessantes instabilidades politicas e da pobreza extrema.
ANG/VOA

Sem comentários:

Enviar um comentário