sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Justiça

STJ reprova figura de presidente interino e reconhece Vicente Fernandes como presidente do partido

Bissau,25 Nov 16 (ANG) – O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) indeferiu o pedido de anotação das resoluções que saíram da reunião da Comissão Politica Nacional do Partido da Convergência Democrática (PCD) realizada em Bafata, nos dias 05 e 06 de Novembro, apresentado por Victor Mandinga.
 
Foto arquivo
Através de um Despacho divulgado na quarta-feira, o Supremo Tribunal alega que nos Estatutos desta formação política não existe qualquer figura de Presidente Interino pelo que não se pode reconhecer essa qualidade.

No documento, a instituição máxima da justiça guineense sustenta ainda que o requerimento em que se solicita ao presidente do Supremo a anotação das resoluções saídas da reunião da Comissão Politica Nacional do PCD realizada em Bafatá no corrente mês, carece de legalidade para o efeito, conforme ficou demonstrado em cima.

O Tribunal esclarece que poder-se- ia suspender o militante Vicente Fernandes desde que tinha sido instaurado um processo disciplinar por infracção de deveres estatutários, respeitando-se, obviamente, o constitucional principio do direito à defesa e se a suspensão for decidido pelo órgão estatutariamente competente (Conselho Nacional de Jurisdição), o que não foi o caso.

Acrescenta que, nos termos estatutários, a eleição do presidente do partido só pode ocorrer em Convenção Nacional sendo que para esta suprema Corte, o Presidente do Partido é aquele que foi eleito democraticamente na Convenção Nacional que teve lugar em Gabu, em Outubro de 2013.

“Os partidos políticos também são associações, sem caracter lucrativo e visando o exercício do poder político, participando democraticamente na vida política do país e concorrendo em liberdade e igualdade para a formação e expressão da vontade política do povo”, lembrou o supremo Tribunal, citando a lei dos partidos vigentes.

Pelo que segundo o STJ, a reunião da Comissão Politica Nacional que se pretende que sejam anotadas foi irregularmente convocada pelo que são nulas todas as decisões nela tomadas.

Em conferência de imprensa realizado hoje em Bissau, em jeito de reação ao despacho do Supremo Tribunal de Justiça, o presidente do PCD Vicente Fernandes, visivelmente satisfeito com a decisão, prometeu continuar no espaço de concertação dos partidos democráticos para defender a Democracia e Verdade.

Assegurou que vai entregar ao Presidente da República, o despacho do Supremo Tribunal de Justiça como uma prenda de “Natal”, assim como o novo Primeiro-ministro.

Vicente Fernandes recusa fazer parte do novo governo, alegando que Augusto Olivais é o nome que foi escolhido pelos representantes dos partidos presentes na mesa redonda de Conacri.

E quanto a situação do deputado Victor Mandinga disse que cabe ao Conselho Nacional de Jurisdição tomar decisão.

Por sua vez, um dos membros fundadores desta formação politica Adolfo Ramos concordou com o despacho do STJ em considerar que a reunião foi convocada de forma falsa e fraudulenta, tendo sido utilizados estruturas incompetentes para o efeito, “falsificando assinaturas e manipulando a vontade dos militantes e dirigentes”.  

Ramos disse que a acção de sequestro a que o PCD fora  submetido é uma ameaça real aos partidos políticos democráticos, aliás “a todas as forças livres no país, a favor dos interesses particulares, utilizando procedimento de falsidade, eliminado toda credibilidade política dos cidadãos”.

Adolfo Ramos afirmou que o despacho do supremo Tribunal vem não só fazer justiça para o caso do PCD, assim como  restitui a esperança e  garantia de que o povo está desperto e vai lutar e que a “ditadura vai ser vencida e que a democracia vai ser estabelecida e levada a outro nível.

Um grupo de dirigentes e militantes do PCD decidiram recentemente em Bafatá suspender Vicente Fernandes das suas funções, criando a figura de presidente interino, na pessoa de Victor Fernandes Mandinga, ex-presidente do partido.
ANG/LPG/SG

  

1 comentário:

  1. Bom dia, como vai você?

    Meu nome é Emilio , eu sou um menino espanhol e moro em uma cidade perto de Madrid. Eu sou uma pessoa muito interessada em saber coisas tão diferentes como a cultura , o modo de vida dos habitantes de nosso planeta, a fauna , a flora e as paisagens de todos os países do mundo, etc, em resumo, eu sou uma pessoa que gosta de viajar , aprendendo e respeitando a diversidade das pessoas de todo o mundo.

    Eu adoro viajar e conhecer pessoalmente todos os aspectos acima mencionados, mas, infelizmente, como isto é muito caro e meu poder de compra é muito pequena , por isso desenvolveram uma forma de viajar com a imaginação em todos os cantos do nosso planeta. Alguns anos atrás eu comecei uma coleção de selos usados ​​, porque através deles, você pode ver fotos sobre a fauna, a flora , monumentos, paisagens, etc de todos os países . Como todo dia é cada vez mais difícil conseguir selos , alguns anos atrás eu comecei uma nova coleção , a fim de receber cartas tradicionais que me dirigiu em que o meu objetivo era fazer com que pelo menos uma carta de cada país no mundo. Este objetivo modesto é viável para chegar na maior parte dos países , mas, infelizmente , é impossível de conseguir em outros territórios , por diversas razões , ou porque eles são muito pequenos países com poucos população , ou porque são países em guerra , ou porque são países com pobreza extrema , ou porque por algum motivo o sistema postal não está funcionando corretamente .

    Por tudo isso, eu gostaria de lhe pedir um pequeno favor:
    Estaria a gentileza de me enviar uma carta por correio tradicional de Guine Bissau? Eu entendo perfeitamente que você acha que seu blog não é o lugar apropriado para pedir isso, e até mesmo , é muito provável que você ignore a minha carta , mas eu gostaria de chamar sua atenção para a dificuldade na obtenção de uma carta daquele país, e também Eu não conheço ninguém nem onde escrever em Guine Bissau , a fim de aumentar a minha coleção. uma carta para mim é como uma pequena lembrança , como se eu já tinha visitado esse território com a minha imaginação e ao mesmo tempo , a chegada das cartas de um país é um sinal de paz e normalidade e uma maneira original de promover um país em o mundo . Meu endereço postal é o seguinte :

    Emilio Fernandez Esteban
    Avenida Juan de la Cierva , 44
    28902 Getafe ( Madrid)
    Espanha

    Se desejar, você pode visitar o meu blog www.cartasenmibuzon.blogspot.com onde você pode ver as imagens de todas as cartas que tenho recebido de todo mundo .

    Finalmente, eu gostaria de agradecer a atenção dada a esta carta, e se você pode me ajudar ou não, eu enviar os meus melhores votos de paz , saúde e felicidade para você , sua família e todos os seus entes queridos .

    sinceramente seu

    Emilio Fernandez

    ResponderEliminar