terça-feira, 15 de novembro de 2016

Política


PAIGC condena “atitudes e actos que visem desacreditar Acordos de Bissau e Conacri”

Bissau, 15 Nov 16 (ANG) - O Bureau Político do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC) condena as atitudes e actos que visam desacreditar e desrespeitar os acordos de Bissau e Guiné Conacri.

A condenação vem expressa num comunicado de Bureau Politico do PAIGC enviada hoje a Redacção da Agência de Notícias da Guiné-ANG.

“O PAIGC está determinado em respeitar e fazer respeitar escrupulosamente os acordos acima referidos, de modo a encontrar uma solução para saída da crise política e institucional que assola o país nos últimos tempos”, refere o documento.

No comunicado o Bureau Político do PAIGC felicita e encoraja as organizações da Sociedade Civil pela realização de manifestações pacíficas, particularmente a do dia 11 do corrente mês que ocorreu em Bissau assim como na diáspora.

Apelou à Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e a comunidade internacional a urgente divulgação do relatório da mesa redonda de Conacri de forma a permitir mais esclarecimentos sobre o conteúdo do acordo dela resultante.

“Os Acordos de Bissau e de Conacri definiram bases e linhas claras para a saída da crise assim como a garantia de estabilidade política e governativa até o fim da IX legislatura”, refere o documento.

Acrescenta que os referidos acordos determinam que o primeiro-ministro de consenso a ser nomeado deve manter-se em funções até às eleições legislativas de 2018 e que não pode ser demitido pelo presidente da República nem por moção de censura da Assembleia Nacional Popular. 

Há mais de um ano que o país se encontra mergulhada em crise, iniciada com a demissão do governo constitucional saído das ultimas eleições legislativas de 2014.  
ANG/AALS/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário