segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Homenagem/Fidel Castro


Presidente da República considera líder cubano uma das figuras mais importantes do século XX

Bissau, 28 Nov 16 (ANG) – O Presidente da República considerou hoje o Fidel Castro uma das figuras mais importantes do século XX, tendo afirmado que foi uma grande honra e prazer em ser um dos últimos Chefes de Estado que visitou o comandante e líder da revolução cubana.

José Mário Vaz proferiu estas afirmações depois de assinar o livro de condolência na Embaixada da Cuba em Bissau em homenagem ao falecido líder da revolução cubana Fidel Castro.

Disse que está a regar a planta que semeada por Fidel e Amílcar Cabral, tendo frisado que no encontro tido em Havana capital cubana no passado dia 30 de Setembro do ano em curso falaram muito sobre a vida de Cabral e da Guiné-Bissau.

“ O Presidente Castro disse-me que o seu país neste momento está a estudar uma planta que vai ajudar a Cuba e posteriormente outros países a saírem dessa situação difícil em termos de dieta alimentar. 

É um homem que o mundo não esquecerá porque faz parte dos grandes homens que revolucionaram o universo pela positiva e para nós a sua figura é e será inesquecível “disse.

O Chefe de Estado disse que o agora defunto comandante Castro foi um homem de actualidade que fez tudo pelo seu país e seu povo e muito em especial para a Guiné-Bissau, tendo salientado que é uma grande tristeza e perda para o mundo, porque, Fidel Castro, apesar de estar na cadeira de rodas, ainda estudava horas por dia para saber como era a evolução das matérias - primas do mundo e o que é que Cuba deveria fazer para aproveitar estas oportunidades.

Por seu turno, o representante da União Africana na Guiné-Bissau, Ovídeo Pequeno também presente na cerimónia, disse que o facto de irem a embaixada de Cuba assinar o livro de condolências significa um respeito enorme à figura de Fidel Castro.

“ Da parte da organização que dirijo, reconhecemos os esforços que foram feitos por Cuba nos sectores da saúde e educação para ajudar os povos da África nas lutas contra as endemias, enviando médicos cubanos para nos apoiar e sem esquecer do papel desse país no processo da libertação dos povos africanos” lembrou.

O Presidente da Associação dos ex-estudantes da Guiné-Bissau em Cuba, Eusébio da Silva Pedreira disse que vão, em colaboração com a Embaixada Cubana, Brigada dos Médicos Cubanos e a Escola Fidel Castro, acompanhar as cerimónias fúnebres através de uma vigília e realização de várias actividades sobre a vida e obra de Fidel Castro.

ANG/MSC/SG











Sem comentários:

Enviar um comentário