quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Política


Veteranos da Luta de libertação nacional pedem publicação da acta da reunião de Conacri 

Bissau 24 Nov 16) ANG) – Os veteranos da luta de libertação nacional (VLLN), pediram quarta-feira a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO),para tornar pública a acta da reunião de Conacri.
 
O pedido vem expresso num comunicado à imprensa produzido na última reunião do Comité ordinário dos Veteranos de Luta de Libertação Nacional à que a ANG teve acesso.
Os veteranos justificam o pedido com a necessidade de dissipar as dúvidas que ainda persistem sobre o nome escolhido para liderar o governo de inclusão em Conacri.

No comunicado, os veteranos manifestaram a sua estranheza quanto a  forma como ocorreu a cerimónia de investidura do novo Primeiro-ministro, marcada pela ausência de representantes de  órgãos de soberania, casos da Assembleia Nacional Popular e do Supremo Tribunal de Justiça, e sem nenhum discurso.

Os veteranos pedem a Comunidade Internacional para continuar a testemunhar a evolução da situação em causa. 

Há divergências entre os partidos que tomaram parte no encontro de Conacri promovido pela CEDEAO sobre o nome de consenso retido para posterior divulgação e nomeação em Bissau pelo Presidente da Republica, José Mário Vaz.

O PRS, maior partido da oposição tem defendido que nenhum nome fora retido em Conacri mas três formações políticas contrariam essa versão.  
ANG/MSC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário