sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Média



     Embaixada dos EUA capacita jornalistas em matéria de investigação    

Bissau, 18 Nov 16 – (ANG) - A Embaixada dos Estados Unidos de América em parceria com a Associação Cobiana Comunicação e Cultura, realizou entre os dias 16 e 17 do corrente uma acção de capacitação de cerca de 15 jornalistas dos órgãos públicos e privados de comunicação social no domínio da investigação jornalística.

Martina T. Boustani
O curso possibilitou aos jornalistas a aquisição de conhecimentos em matéria de verificação de factos, as formas de rejeitar as fontes anónimas, tipos de provas em pesquisa, estatísticas oficiais, documentos de uma empresa ou instituição, estudos de investigações, entre outros.

Os participantes ainda foram capacitados com conhecimentos sobre a elaboração de títulos, lead, a introdução, o corpo do texto ou desenvolvimento e confirmação de provas.

Em declarações á imprensa no acto do encerramento da formação, a Conselheira da Embaixada dos Estados Unidos da América Martina T. Boustani salientou que o modelo “ Verificação dos Factos” veio para ficar e irá servir de ferramenta para contar histórias de forma correcta e credível.  
  
Por sua vez, o Presidente do Sindicato dos Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social (SINJOTECS),Mamadu Candé assegurou que a formação vai reforçar a convicção dos jornalistas sobre a importância da verificação dos factos antes de serem publicados.

Candé agradeceu a iniciativa da Embaixada dos EUA, exortando-a para que não fique por aqui e que continue a apoiar os jornalistas na elevação dos seus níveis de conhecimentos.
 Acrescentou que a Embaixada dos Estados Unidos da América é salvador e “inspirador” na formação dos jornalistas da Guiné-Bissau.
ANG/ PFC/ÂC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário