quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Ensino público


     CONAEGUIB saúda decisão de levantamento da greve dos professores

Bissau, 23 Nov 16 (ANG) – A Confederação Nacional das Associações Estudantis da Guiné-Bissau (CONAEGUIB) considera de “atitude patriótica”, o levantamento da greve no ensino público, por parte dos Sindicatos dos Professores.
 
Em conferência de imprensa hoje, o Presidente da CONAEGUIB, Fidélis Biombo Cá, realçou igualmente a “ flexibilidade e actuação” do novo Primeiro-ministro, Umaro Sissoco Embaló, nas negociações que culminaram com a assinatura de um Memorando de Entendimento entre o governo e as duas organizações sindicais.

Contudo, este responsável estudantil lamentou os dias lectivos perdidos, com as sucessivas paralisações, desde a abertura oficial do presente ano escolar, a 19 de Setembro.

Por isso, o Presidente da CONAEGUIB pede ao governo para que esta “abertura de facto” das escolas seja “definitiva”, e que o executivo cumpra os engajamentos assumidos perante os sindicatos, para se evitar novas paralisações.

Ainda, o líder desta rede que congrega as associações das diferentes escolas do país pediu aos alunos a irem as aulas e a aproveitarem os dias lectivos que restam no presente ano lectivo 2016/2017.

Num outro plano, o Presidente da Confederação Nacional das Associações Estudantis da Guiné-Bissau (CONAEGUIB) criticou“ o aumento brusco” da propina, na Escola de Formação dos Professores- “Amílcal Cabral”, de 25 mil para 40 mil Francos cfa.

Acto que, segundo este líder estudantil, para além de “excluir os filhos dos pobres, viola o dever constitucional do Estado de facilitar o acesso ao ensino aos cidadãos”.
ANG/QC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário