segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Ensino público


Aulas reiniciadas mas ainda não se regista comparência em massa de alunos

Bissau, 28 Nov 2016 (ANG) – A aulas foram hoje reiniciadas nas escolas de ensino público e particularmente nos liceus de Bissau mas ainda se regista uma fraca participação dos alunos.

Em declarações à ANG a Directora do Liceu Nacional Kwame Nkrumah Alanam Francisco Pereira confirmou que houve fraca participação dos alunos nas salas, frisando que se essa situação prevalecer nos próximos dias, os professores deixam de ser os culpados pela paralisação das aulas.

Alanam Pereira apela a colaboração dos pais e encarregados de educação no sentido de sensibilizarem os seus educandos a  irem as aulas.

“Os alunos devem comparecer para que possamos exigir aos professores o cumprimento das suas obrigações de darem as aulas”, referiu.

Alanam Francisco Pereira informou que a direcção da escola está bem organizada e que tem disponibilizado os materiais para o funcionamento normal das aulas e que só resta os alunos darem os seus máximos.

O subdirector do Liceu Rui Barcelos Cunha, Justino João Có considerou de razoável o número de alunos que compareceu nas escolas, sublinhando que os professores compareceram em massa e com vontade de trabalhar.

“Normalmente fazemos o controlo interno da presença dos alunos nas salas de aulas. Em caso de ausência são marcados as faltas, mas também é bom que os alunos encarem ainda mais. Para que tudo isso aconteça precisamos da colaboração dos pais e encarregados de educação”, disse.

Para a subdirectora do Liceu Agostinho Neto, Fatu Soncó tudo indica que vão superar a fraca participação dos alunos uma vez que hoje houve maior número de participação em relação a semana passada.

Fatu Soncó pede mais vontade por parte dos alunos uma vez que os seus futuros é que estão em jogo, e aos pais pede maior rigor com os seus filhos no que concerne a participação nas aulas.

As aulas retomaram no liceu Agostinho Neto desde a semana passada enquanto no Kwame Nkrumah e Rui Barcelos Cunha só iniciaram hoje.

Os professores suspenderam na semana passada a greve que vinham observando desde a abertura oficial das aulas em Setembro, na sequência de um acordo assinado com o novo Primeiro-ministro.

ANG/AALS/ÂC/SG




Sem comentários:

Enviar um comentário