segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Política

  RGB-Movimento Bá-Fatá elege Fernando Mendes, novo  Presidente do partido

Bissau,14 Nov 16(ANG) – Fernando Mendes foi eleito novo Presidente do partido Resistência da Guiné-Bissau-Movimento Bá-Fatá durante o IV Congresso Ordinário desta formação política realizado nos dias 11 e 12 do corrente mês, em Bissau.

A reunião magna do partido sob o lema “Resistência, Reestruturação e Relançamento”, juntou cerca de 400 delegados vindos de todas as regiões do país e da diáspora nomeadamente Portugal.

Fernando Mendes que encabeçou a única lista conccorrente foi eleito por unanimidade dos delegados presentes no Congresso.

No seu discurso de vitória, o novo líder do partido “Galo Branco” afirmou que a sua eleição deve ser entendida como uma vontade inequívoca de renovação e esperança, acrescentando que é isso que viu no rosto dos militantes do partido e da sociedade em geral.

“Chegamos ao final deste cngresso com a minha eleição ao cargo do Presidente do partido. Como novo Presidente quero agradecer a confiança que em mim depositaram e dizer-vos que juntos podemos resistir, reestruturar e relançar o nosso partido, levando-o a vitória magistral ”, vincou.

Fernando Mendes lançou um apelo a união, a confiança e autoridade para que a sua direcção possa conduzir os destinos do partido nos próximos quatro anos e provocar as mudanças que são necessárias.

Salientou que o apelo da união, não significa  uma visão monolítica no seio do partido mas sobretudo o sentimento de que apesar das eventuais diferenças de opinião no seu seio o partido pertence à todos.

“Creio que estão criadas as condições para a união da Família “Bà-Fatá” para que possamos fazer avançar o partido e assim poderem âncorar mudanças sérias e irreversíveis na nossa sociedade”, disse.

O novo Presidente da RGB-MB sublinhou que o seu apelo a unidade interna é para que possam concentrar na execussão das tarefas de que o partido necessita para o seu crescimento porque só com elas se poderá garantir um partido ideal e solitário que reconheça cada um e assim avançar juntos nas novas avenidas de esperança que irão construir.

“Hoje estou aqui com humildade e com clara responsabilidade das tarefas que me aguardam e das dificuldades que teremos que enfrentar. Mas quero dizer-vos que iremos vencer e liderar a construção de uma terceira via de esperança e tornar-se o partido de governo”, prometeu Fernando Mendes.

A nova direcção do partido tem como Vice-Presidente, Rui Mendes, e Wilqueia Simnaté nas funcções do Secretário-geral.

A Resistência da Guiné-Bissau-Movimento Bá-Fatá  é tido como  o partido que impulsinou a abertura democrática na Guiné-Bissau aquando da sua fundação em 1986 em Lisboa por alguns guineenses, dentre os quais, o seu primeiro Presidente Domingos Fernandes Gomes, Salvador Tchongo Domingos, Hélder Vaz Lopes e Pedro Jandy.  
ANG/ÂC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário