terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Etiópia


               Liderança do histórico grupo rebelde regressa ao país

Bissau, 04 dez 18 (ANG) - A liderança da Frente de Libertação de Ogaden (ONLF), um dos mais antigos grupos rebeldes da Etiópia, regressou  segunda-feira ao país a partir da sua base na Eritreia, no âmbito dos esforços do governo tendentes a buscar consenso político, noticiou a Prensa Latina.
Chefiada pelo almirante Mohamed Omar, a delegação desembarcou no Aeroporto internacional de Bole, onde foi recebida pelo ministro das Finanças, Ahmed Shid, e o presidente do Estado regional de Somalia, Mustafa Omer.
De acordo com a emissora Fana Broadcasting Corporate, o regresso da máxima representação da ONLF ocorre apenas duas semanas desde a chegada também de centenas dos seus combatentes ao país, provenientes de Asmara, capital da Eritreia.

O grupo foi qualificado no passado como terrorista pelas autoridades, razão pela qual refugiaram-se no vizinho Estado durante duas décadas, período em que durou a tensão e os confrontos fronteiriços entre as duas nações.
Em princípios deste ano, o Primeiro-ministro Abiy Ahmed apresentou uma moção na qual o parlamento retirou vários grupos na lista de terrorismo, incluindo a Frente de Libertação Oromo, Ginbot 7 e ONLF.
Em resposta a essa iniciativa, os grupos anunciaram a cessação das hostilidades, com vista a regressar e perseguir políticas pacíficas. ANG/Angop

Sem comentários:

Enviar um comentário