quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Associativismo


          Novos órgãos sociais da RENAJ entram em funções

Bissau 20 de Fev. 19 (ANG) – Os novos órgãos sociais da Rede Nacional das Associações Juvenis (RENAJ), saídos da sua última Assembleia Geral (AG), realizada no passado dia 02 de Fevereiro do ano em curso, tomaram posse terça-feira em Bissau.

Na cerimónia, Seco Duarte Nhaga, o recém-empossado presidente da RENAJ, disse que a oitava Assembleia Geral da organização serviu de exemplo e a lição de moral para a classe política guineense em especial para os concorrentes as eleições de 10 de Março próximo.

 "A RENAJ demonstrou a sua maturidade durante este processo de realização da sua Assembleia Geral, mesmo sendo os candidatos provenientes da mesma direcção cessante, pois conseguiu-se efectuar uma transição pacífica e demonstrando  ser uma organização adulta e responsável" disse Seco Duarte Nhaga.

Disse ainda que os desafios da conjuntura  económica e social que o país apresenta exigem da RENAJ uma mudança radical de paradigma e estratégia da intervenção.

Segundo Presidente recém-empossado, os diagnósticos feitos pela sua organização, constatou problemas sérios e preocupantes junto das associações juvenis, dentre os quais, a fraca dinâmica, desaparecimento das organizações juvenis e falta da democracia interna.

Nhaga disse acreditar que, com base no projeto da nova direção, a RENAJ, vai transformar, de forma robusta, o voluntariado juvenil para o profissional, de forma a atender e responder  os assuntos dos jovens guineenses.

Exortou a juventude a  dizer basta aos políticos e deixarem de ser “papéis descartáveis”, que os partidos políticos usam nas campanhas eleitorais e depois delas não se interessam mais dos seus assuntos.

Por sua vez, o Presidente cessante e candidato derrotado na última AG da RENAJ, Gueri Gomes Lopes disse que o ato simboliza a maturidade da Rede, no processo da democracia e da convivência sã.

No seu último discurso como presidente da RENAJ, agradeceu à todos os colegas e associações juvenis e organizações parceiras, que durante os três anos do seu mandato, têm colaborado em execuções de projetos da direção para o bem da juventude guineense.

Gueri disse que durante o seu mandato adquiriu experiências e conhecimentos em cada acão, parafraseando Napoleão Bonaparte, "cada tempo perdido na juventude é um embrião de infelicidade no futuro".

Por último desejou  boa sorte ao novo presidente  e  a sua equipa.
0s novos órgãos empossados da Rede Nacional das Associações Juvenis (RENAJ),contam com 13 elementos, nove rapazes e quatro raparigas, das quatro uma ocupou o posto de Vice-presidente e a outra o cargo de Presidente da mesa de Assembleia Geral. 

ANG/CP/AC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário