quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Cultura/moda


       “A moda pode ajudar na valorização do produto nacional”, diz DG

Bissau, 21 Fev 19 (ANG) – O Director-geral da Cultura, João Cornélia Correia, disse hoje que a moda pode mudar muitas coisas no país, desde a forma de estar, de vestir e ainda na valorização do produto nacional.

Cornélia Correia falava na abertura da palestra organizada pela Direcção-geral da Cultura com o tema, “O percurso da moda na Guiné-Bissau”.

Aquele responsável disse ainda que a moda cria possibilidades de abertura de novos mercados, no que diz respeito a produção da riqueza no domínio da cultura, assim como no empreendedorismo.

Por sua vez, a manequim Conceição Carvalho, lamentou que a Guiné-Bissau foi o primeiro país da CPLP a fazer moda, mas que agora passa para o último em relação aos outros países.

“Angola já faz moda, Moçambique, Cabo-Verde e até o Timor que começou há-a bem pouco tempo já tem semanas da moda que passa por todo o mundo”, lamentou.

Aconselhou aos que querem seguir este caminho, a fazer a moda paralelamente com os estudos, justificando que o mercado da moda é competitivo.

Disse ainda que o manequim tem que ser um profissional que respeita a identidade que promove porque está a promover a roupa e todo o conjunto de trabalho feito, acrescentando que deve ser humilde, pontual, profissional e rigoroso.

Para o modelo guineense Nabilah Sedar, para ser modelo não basta ter cara bonita, saber andar ou ser magro. “ É preciso sim, trabalhar 24 horas por dia respeitar a si mesmo, e fazendo com que os outros te respeitem. Conhecer as suas limitações e saber sofrer”, destacou.


Sedar disse que muitos brasileiros ficam curiosos para saber como é a moda e o vestuário da Guiné-Bissau, mas que não há uma associação que possa divulgar a moda guineense no exterior.

Acrescentou que é preciso que a Direcção-geral da Cultura apoie a divulgação da moda guineense a fim de que os guineenses possam beneficiar disso.

A cerimónia começou com a actuação do músico Ivo Petit, récitas de poemas intituladas justiça e liberdade em que se lamentou os indícios de corrupção e de falta de justiça, dos maus atos cometidos, apelando a paz e a estabilidade no país. 

ANG/DMG/AC//SG

1 comentário:

  1. Olá chamo-me Mariama Sanhá estou de acordo com esse comentário do Manequim em relação a divulgação da moda guineense, em clusive eu tentei vários anos pesquisando para incontra agência da moda na Guiné Bissau que podem de ajudar a tornar meu sonho em realidade até agora não encontrei, deviam nos dar opurtunidade sempre na forma de contactar agências da moda, isso também faz parte de expanção da moda, obrigada.

    ResponderEliminar