quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Sociedade


Comissão Organizadora da II Conferência de Activismo em África solidariza com estudantes detidos

Bissau, 28 Fev. 2019 (ANG) – A Comissão Organizadora da II Conferencia de activismo em África, promovida pelo Centro de Estudos Sociais Amílcar Cabral, solidarizou-se com alunos detidos pelas forças de segurança guineense, no passado dia 26 deste mês, em Bissau.

A solidariedade foi manifestada pelo  investigador e activista
Miguel de Barros, que falava em nome da Comissão Organizadora do evento que decorreu nos dias 25, 26 e 27 do corrente mês.

Barros  disse que todos os cidadãos têm direito de reunir livremente e de manifestar, por isso, não devem ser privados desse direito fundamental.

Segundo este activista, os alunos que estão reivindicando a reabertura das escolas públicas não devem ser tratados como vândalos, de acordo com ele, o maior vandalismo foi efectuado pelo Estado guineense, na altura em que negou o direito à escola aos referidos alunos.

"A Organização deste evento está solidária e encoraja os alunos e activistas da Guiné-Bissau a prosseguirem a luta e nós também fazemos parte da mesma " disse Miguel de Barros.

A detenção do  grupo de estudantes  pelas forças da Ordem ocorreu após o líder do grupo ter anunciado a realização de uma nova marcha de protesto à paralisação das aulas na sequência de greves contínuas dos professores, que já põe em causa o ano lectivo,  aberto oficialmente em outubro, mas que não teve aulas durante três meses .

A maifestação que entretanto não se realizou daria sequência a uma outra que foi violenta tendo os estudantes partido carros e destruindo as vias rodoviárias com queima  de pneus, e nem sedes de partidos políticos foram poupados.

ANG/CP/AC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário