terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Justiça/Campanha eleitoral


Ministro do Interior defende solução pacífica para diferendo sobre palco entre PAIGC e Madem G-15
íciose Madem G-15 disputam palco de com________________________________________________________________________________________Bissau, 26 fev 19 (ANG) – O novo ministro do Interior, Edmundo Mendes, afirmou segundo-feira que vai resolver o diferendo entre o PAIGC e o Madem G-15 sobre a instalação do palco em frente a UDIB, na Avenida Amilcar Cabral, em Bissau, "de forma pacífica, sem usar o músculo".
Ministro do Interior
Segundo a Angop que cita a agência Lusa,Edmundo Mendes que falava aos jornalistas frisou que também os políticos são obrigados a respeitar as leis.
"Um dirigente que quer ser candidato a primeiro-ministro, a primeira coisa que tem que saber é respeitar o funcionamento de um Estado de direito democrático", notou Edmundo Mendes, antigo Procurador-Geral da República.
O ministro do Interior sublinhou que não vai permitir que haja distúrbios entre partidos durante a campanha eleitoral, para as legislativas de 10 de março e que vão ser disputadas por 21 partidos políticos.
Os palcos montados pelos  dois partidos políticos no centro da cidade de Bissau motivou uma disputa política e levou um tribunal a tomar uma decisão judicial, que o ministro do Interior quer ver respeitada de "forma pacífica".
O Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) disse ter uma autorização da Câmara Municipal de Bissau (CMB) para montar um palco de comícios no passeio em frente à União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB), perto da Praça dos Heróis Nacionais.
A União Desportiva Internacional de Bissau tinha, por seu lado, alugado a sua sede ao Madem (Movimento para a Alternância Democrática), novo partido guineense criado por um grupo de dissidentes do PAIGC, para instalar a sede de campanha eleitoral.
O PAIGC acabou por montar o palco no outro lado da estrada e, dias depois, no passeio em frente à UDIB, o espaço apareceu ocupado com um palco do partido Movimento de Alternância Democrática.
Os dois palcos, montados numa das principais avenidas de Bissau, estão separados por escassos metros, o que obriga à presença quase constante de forças de segurança.
O PAIGC intentou uma providência cautelar, que foi aceite por um juiz do Tribunal Regional de Bissau, que ordenou ao Madem para retirar o palco, montado diante da diretoria nacional da campanha do partido.
Segundo o  advogado do PAIGC, Carlos Pinto Pereira a ordem, dada na sexta-feira, ainda não foi cumprida por parte do Madem.
Um grupo de militantes do Madem fazem serviço de guarda do local 24/24 horas..
ANG/Angop


Sem comentários:

Enviar um comentário