terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Campanha eleitoral


Órgãos públicos de comunicação social sem meios para cobertura jornalística

Bissau, 19 Fev 19 (ANG) – Os Directores dos dois órgãos públicos da imprensa escrita nomeadamente a Agência de Notícias da Guiné (ANG) e o Jornal Nô Pintcha afirmaram que tecnicamente estão prontos para fazer a cobertura da campanha eleitoral, mas que se  debatem com a falta de meios para trnasporte e assistênca aos jornalistas e técnicos indigitados para o efeito.


Em entrevista exclusiva à ANG, o director do jornal Nô Pintcha disse que até esta terça-feira a sua instituição não fez nenhuma cobertura eleitoral devido a falta de meios financeiro para deslocação do jornalista ao terreno e que também não recebeu nenhum convite por parte dos partidos políticos.

Simão Abina acrescentou  que não deseja que seu jornalista vai à reboque dos partidos políticos como do costume.

Disse que desta vez queria  que todos os repórteres do jornal se deslocassem com seus próprios meios para as despesas de  alojamento, refição e  transporte.

Explicou que os órgãos públicos fizeram um orçamento e plano de trabalho desdeo  mês de Agosto último e entregaram ao governo, que veio a ser alterado desde Janeiro mas que até ao momento não receberam a subvenção que o governo tinha prometido.

 Por sua vez o director da ANG, órgão que também se encontra nas mesmas condições, disse  ter informações de que o governo providenciava apoios aos órgãos para a cobertura eleitoral mas que até então,ja la vão  tres dias de campanha, não se sabe ao certo se haverá ou não esse apoio.

Salvador Gomes referiu ainda que  soube que o SINJOTECS também estava a deligenciar apoios para, em melhores cobdições, os orgãos de comunicação socal nacional fizessem face as suas obrigações de cobertura da campanha eleitoral, mas que não  sabe em que pé está as refeirdas deligências junto do governo e de parceiros do Sindicato Nacional de Jornalistas e Tecnicos de Comunicação Social.

“Na ausência de condições para se deslocar ao interior vamos cobrir os comícios e outras actividades de campanha ao nível de Bissau, conforme as nossas capacidades”, assegurou Salvador Gomes.

A camapanha eleitoral cumpre hoje o seu quarto dia, para além de problemas logísticas que afectam aos órgãos públicos de comunicação social há o problema de falta de calendário de actividades dos partidos político concorrentes, que deveriam ser disponibilizados aos órgãos de comunicação social. 

ANG/JD//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário