sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

CESAC


Guiné-Bissau acolhe segunda conferência internacional de Activismo em Àfrica

Bissau, 22 fev 19 (ANG) – A Guiné-Bissau vai acolher a segunda Conferência Internacional de Activismos em África, promovida pelo Centro de Estudo Sociais Amílcar Cabral− (CESAC Guiné-Bissau), em parceria com o Centro de Estudo Internacionais do ISCTE−IUL (Portugal), nos dias 25, 26 e 27 de Fevereiro de 2019.

Segundo uma nota publicada na página do CESAC, a que ANG teve acesso, a conferência anunciada, decorrerá no complexo escolar 14 Novembro em Bissau, e no programa inclui, além de apresentações de mais de três dezenas de comunicações dos participantes, investigadores e activistas, também contará com três conferências de investigadores convidados, quatro lançamentos dos livros e três workshops destinados à movimentos sociais.

O evento propõe debater também dinâmicas de transformação social do continente africano, e as suas tendências e perspectivas.

No anúncio, refere-se  que estes debates procuram criar sinergias entre activistas e académicos, em um intercâmbio igualitário de conhecimentos e saberes que permitem o arejamento da reflexão científica e da actuação dos movimentos.

De acordo com mesmo documento, esta segunda conferência vai pensar criticamente o espaço público africano enquanto arena de actuação dos movimentos sociais, no qual existem forças de tensão entre os seus múltiplos atores, nomeadamente movimentos de activismo laicos e religiosos, atores estatais e não estatais e os avanços e recuos que se alteram frutos das mudanças de conjuntura local e global.

Segundo anúncio do Centro de Estudos Sociais Amílcar Cabral (CESAC), o evento tem como objetivo  dar seguimento à reflexão em torno dos movimentos sociais que atuam em África e também se compromete a reflectir sobre estes movimentos.

A participação no evento é livre, aberta ao público em geral e não necessita de inscrição, com a excepção de workshops que requer uma inscrição prévia através do correio electrónico da conferência: activismsinafrica2019@gmail.com. ANG/CP/AC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário