sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Sudão


Mais de 70 jornalistas detidos por reportarem sobre manifestações contra o regime de Cartum

Bissau, 15 fev 19 (ANG) -  Pelo menos 79 jornalistas foram detidos, há  dois meses, à margem do movimento de protesto em várias cidades sudanesas contra o regime do Presidente sudanês, Omar El Bechir, após a alta do preço do pão, indicou a Repórteres Sem Fronteiras (RSF).
A campanha de interpelações sistemáticas, sublinhou RSF, não só atinge os repórteres que cobriam as manifestações em todo o país, como também jornalistas que ousaram protestar contra a política de censura e detenções efectuadas pelas autoridades para impedirem a circulação de informações.
No início de Fevereiro, indicou a organização para a defesa dos Media, 16 jornalistas encarcerados há mais de 48 horas foram libertos nos últimos dias após um encontro entre o Presidente Omar el-Bechir e vários responsáveis de jornais.
No entanto, frisou, o Serviço de Inteligência e de Segurança Sudanês (NISS) continua a confiscar jornais e a proibir a sua publicação enquanto vários jornalistas são processados por terem coberto estes eventos.
Desde o início das manifestações contra a alta do preço do pão, a 19 de Dezembro de 2018, que se transformaram em movimento de ira geral contra o regime sudanês, a RSF denunciou uma "perseguição a jornalistas" por parte do regime no poder.ANG/Angop

Sem comentários:

Enviar um comentário