segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Venezuela


Guaidó cada vez mais reconhecido presidente da Venezuela
Bissau, 04 fev 19 (ANG) - O autoproclamado presidente da Venezuela, Juan Guaidó, tem cada vez mais apoios internacionais, mas agora, no seio do próprio exército venezuelano, enquanto o outro presidente do país, Maduro, é criticado de todos os lados.
Efectivamente, há 2 generais das forças armadas da Venezuela, entre eles, o conhecido general Francisco Yanes, que apelou ao reconhecimento de Guaidó, como presidente, mas também, na diplomacia, Jonathan Velasco, embaixador no Iraque. E a nível internacional, mais um país, Áustria, reconheceu, Guaidó.
Do lado de Maduro, é só críticas e denúncias expressas, como a da França, que considera ser uma "farsa", o anúncio  do presidente venezuelano contestado, de eleições legislativas antecipadas para março.
Uma farsa, porque Paris e 6 outras capitais europeias, exigem sobretudo eleições presidenciais, caso contrário reconhecem, como os Estados Unidos, Guaidó como presidente legítimo da Venezuela;
O Parlamento europeu, já foi mais longe, reconhecendo Juan Guaidó como presidente da Venezuela.
Certamente, que vai haver mais reacções nos próximos dias, com as duas manifestações marcadas pelo campode Guaidó que obteve ajuda humanitária do Brasil, pedindo ao exército, para permitir que essa ajuda chegue ao povo.
Acções que vão obrigar o campo de Maduro a tomar medidas idênticas.
Para já Maduro e seus apoiantes militares, já reagiram denunciando a traição do general Francisco Yanes. ANG/RFI


Sem comentários:

Enviar um comentário