quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Religião


                            Cardeal australiano condenado por pedofilia
Bissau, 27 fev 19 (ANG) - O antigo número três na hierarquia do Vaticano, o cardeal australiano, George Pell foi reconhecido culpado de agressão sexual contra menores, tornando-se o primeiro alto dirigente da Igreja Católica a ser condenado por crimes de pedofilia.
Cardial australiano George Pell
Pell foi julgado pela justiça australiana por violação de menores entre 1996 e 1997.
O veredicto sobre os crimes de pedofilia, cometidos pelo cardeal George Pell entre 1996 e fins de Fevereiro de 1997,foi pronunciado no dia 11 de Dezembro de 2018 pelo Tribunal de Melbourne, mas mantido sob segredo por razões legais.
Segundo os seus advogados, “o cardeal George Pell sempre afirmou a sua inocência e continua a fazê-lo”.
Os defensores do clérigo acrescentaram que vão depositar um recurso. Sublinhe-se que a sentença , a qual Pell foi condenado,l ainda não foi estabelecida. Uma nova audiência, no Tribunal, está prevista nesta quarta-feira e subsquentemente o cardeal australiano poderá ser colocado sob custódia policial.
O Vaticano anunciou no dia 12 de Dezembro, que o cardeal tinha sido afastado do Conselho dos nove conselheiros de todos continentes, denominado C9encarregado de ajudar o Papa Francisco a reformar a administração da Santa Sé.
O Tribunal de Melbourne considerou o cardeal de 77 anos culpado por agressão sexual e por quatro atentados ao pudor, contra dois meninos de coro de 12 e de 13 anos.
Dos dois meninos de coro , que o Monsenhor Pell foi acusado de ter violado sexualmente quando era arcebispo de Melbourne, um deles morreu com uma overdose em 2014, a qual a sua família atribuiu ao traumatismo causado no menor, pela agressão.
Num comunicado, a segunda vítima afirmou que o julgamento de George Pell ainda não terminou. A mesma acrescentou que durante muito tempo viveu com vergonha, na solidão, sob depressão, assim como na luta , para que Pell fosse condenado pelos seus actos.
As agressões sexuais de George Pell cometidas entre 1996 e fins de Fevreiro de 1997 tiveram lugar na sacristia da catedral de Saint-Patrick de Melbourne, da qual George Pell, figura do tradicionalismo católico australiano, era arcebispo
O Primeiro-ministro australiano,Scott Morrison, afirmou estar profundamente chocado com a conduta do clérigo, e destacou o facto de que a justiça, do seu país, tinha demonstrado que” nenhum australiano está a acima da lei”.ANG/RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário