terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Economia

CENTIF capacita quadro de instituições financeiras para  combate ao branqueamento de capitais

Bissau,19 Fev 19 (ANG) – A Célula Nacional de Tratamento de Informações Financeira da Guiné-Bissau (CENTIF), está a levar a cabo ciclos de formações visando o reforço de capacidades das instituições financeiras do país no domínio de luta contra o branqueamento de capitais e financiamento de terrorismo.
imagem ilustrativo

Em declarações à imprensa, na abertura hoje do Ateliê do Reforço de Capacidades de Luta contra o Branqueamento de Capitais e Financiamento de Terrorismo, o representante do Presidente da CENTIF, José Luís Rodrigues afirmou que a iniciativa enquadra-se nas recomendações da última cimeira dos chefes de Estado e de Governos do Grupo Intergovernamental de Acção contra Branqueamento de Capitais em África (GIABA).

“É um organismo responsável na ajuda aos países membros na melhoria da sua situação económica evitando para que os seus circuitos internos sejam usados de forma abusiva pelo branqueamento de capitais ou para fins do financiamento do terrorismo”, explicou.

José Luís Rodrigues sublinhou que neste sentido, a Guiné-Bissau é considerada dentro dessa organização de um “Estado fraco” porque ainda se depara com muitas insuficiências no seu sistema de luta contra branqueamento de capitais.

“Foi com base nesse aspecto que se entendeu que a Guiné-Bissau deve superar essas lacunas. E foi por causa disso que o GIABA, em parceria com a União Europeia, conseguiram rubricar um acordo de assistência técnica  de forma a proporcionar algumas sessões de formação para os operadores das instituições financeiras”, disse.

Adiantou que já levaram a cabo duas acções de formação com actividades para operadores não financeiras e que agora é a vez para trabalhar com os da parte financeira. ANG/AC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário