quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Nigéria


Buhari foi declarado reeleito mas o principal partido da oposição rejeita resultados

Bissau, 28 fev 19 (ANG) - O presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, foi reeleito para um novo mandato de quatro anos após o pleito de sábado passado, segundo os resultados finais divulgados na quarta-feira pela Comissão Eleitoral Independente da Nigéria (INEC, sigla em inglês), citados pela agência espanhola de noticias (EFE).
O Partido Democrático Popular (PDP), do seu rival Atiku Abubakar, rejeitou os resultados, que dão quatro milhões de votos a mais ao actual presidente, de 76 anos e líder do governante Congresso de Todos os Progressistas (APC).
Segundo a apuração da comissão eleitoral, o APC ganhou em 19 dos 36 estados, enquanto o PDP venceu em 17 estados e na capital Abuja.
Buhari obteve cerca de 15,2 milhões de votos, enquanto Abubakar ficou com pouco mais de 11,2 milhões, afirmou o presidente da INEC, Mahmood Yakubu, em comunicado oficial.
"Muhammadu Buhari, da APC, tendo cumprido as exigências da lei e obtido o maior número de votos, é declarado vencedor e é reeleito", disse Yakubu.
A participação nas eleições foi baixa, já que dos 82,34 milhões de eleitores registados, o "número total de eleitores credenciados" ficou em 29,36 milhões, afirmou o chefe da INEC.
O PDP tinha já rejeitado os resultados ao tachá-los de "incorrectos e inaceitáveis", segundo disse o presidente do partido, Uche Secondus, em conferência de imprensa na capital nigeriana.
O partido opositor sustenta que seus representantes detectaram "irregularidades" nos resultados de alguns estados e acusou o actual governo de "confabular" com o órgão eleitoral.
A Nigéria foi às urnas no sábado passado, para escolher o presidente, em uma jornada marcadas por incidentes violentos que deixaram pelo menos 39 mortos, segundo dados de observadores de associações civis.
ANG/Angop

Sem comentários:

Enviar um comentário