Director-geral
de Previsão dos Estudos Económicos diz que actividade corre risco de não ser
mais rentável
Bissau, 27 Fev 19 (ANG) - O
Director-Geral de Previsão dos Estudos Económicos do Ministério do Comércio afirmou
esta terça-feira que a campanha de Comercialização de Castanha de Cajú deste
ano corre o risco de não ter maior rendimento em comparação com o ano passado.
Castanha de cajú |
Citado pela Rádio Sol Mansi,
Óscar Cunha justificou a sua afirmação com a queda de 25 por cento de preço do
mesmo produto no mercado internacional.
Óscar Cunha falava à margem de
divulgação dos dados de inquérito feito em 2018 sobre a comercialização de
castanha de cajú no qual ficou apontado que o insucesso verificado em 2018 tem
que ver com o preço praticado no mercado internacional.
“Este ano, o preço da castanha
de caju está a sofrer maior queda em relação ao preço do ano passado. Por isso,
é necessário tomar as precauções de modo a evitar o pior”, alertou o
Director-geral de Previsão dos Estudos Económicos.
Acrescentou que uma vez que o
preço de castanha de cajú baixou ao nível internacional, é necessário alinhar o
preço nacional com o internacional de modo a ter um resultado equilibrado.
“Normalmente, quando a procura
de um produto diminui no mercado, automaticamente reduz também a aquisição do
mesmo, por isso, nestas circunstâncias, é necessário sempre ter uma estratégia
viável para não complicar ainda mais a situação”, disse Óscar Cunha.
Em 2018 a campanha de
comercialização de castanha de cajú teve insucesso no país, devido a queda de
preço do produto no mercado internacional e igualmente por motivo do preço de
referência fixado à nível nacional no ordem de 1000 francos CFA por quilograma.
ANG/AALS/AC//SG
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