quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Cooperação


  China doa materiais para  agricultura e construção civil às Forças Armadas

Bissau, 21 fev 19 (ANG) – O Governo chinês doou hoje materiais de construções e de lavoura ás Forças Armadas Revolucionarias de Povo (FARP).

A doação constitui-se de  nomeadamente, quatro tractores, duas máquinas descascadoras e ceifadora de arroz e milho,uma maquina bulldozer, duas pás carregadoras, um carregador de rodas e uma grade charrua, orçados em valores equivalentes a  385 milhões de francos CFA.

Falando no acto da entrega dos referidos materiais, o ministro da Defesa Nacional destacou  que a China é dos principais parceiros do país, tendo afirmado que aquela Nação asiática confirmou definitivamente que é, e certamente vai continuar a ser um dos melhores parceiros bilaterais da República da Guiné-Bissau, e muito particularmente do sector da defesa.

Eduardo Costa Sanhá frisou que os sucessivos apoios que o país tem recebido do Governo chinês, quer no fornecimento de materiais, assim como no reforço de capacidades dos militares, através da formação nos diferentes domínios das Forças Armadas, confirma tudo o que disse.

“Se hoje temos razão para regozijar desta cooperação, o pragmatismo, a transparência, a não ingerência em assuntos internos do nosso Estado pelo Governo da República Popular da China, constituem por si só, outro motivo desta satisfação “,disse.

Sanhá salientou que o referido apoio  tal como outros donativos vai permitir as estruturas das Forças Armadas responder objectivamente aos desafios da modernização da produção e da engenharia militar, contribuindo assim na redução dos gastos do Tesouro Público para com as Forças Armadas.

O ministro da Defesa Nacional disse registar com atenção, os esforços empreendidos pelo Chefe de Estado-maior General das Forças Armadas, com vista a criação de condições para que todas as estruturas possam funcionar e prosseguir os objectivos fixados, razão pela qual a tutela da defesa vai continuar a interceder junto do Governo através das suas estruturas competentes, para que sejam melhoradas, cada vez mais, as condições dos militares.

Por seu turno, o Embaixador da China na Guiné-Bissau disse que as Forças Armadas dos dois países têm uma relação muito e antiga que vem desde os tempos de luta da libertação nacional, frisando que após a independência a China tem apoiado firmemente esta Nação, e que a relação entre os dois países tem vindo a conhecer avanços contínuos e significativos.

Jin Hon Jun realçou, entre outras acções,a formação das Forças Armadas, construção do Hospital Militar Cino-Guineense, construções de habitações para oficiais militares e uma continua troca de visitas em diversos níveis, êxitos que, segundo disse, têm contribuído positivamente para o reforço, ainda mais, das relações entre os dois povos e Estados.

“A China é amiga e irmã da Guiné-Bissau.Daí que, quando soubemos que as Forças Armadas da Guiné-Bissau estão com falta de máquinas agrícolas e de construção, nós respondemos pronta e positivamente a demanda do Chefe de Estado-maior General das Forças Armadas e trazemos seis  máquinas para agricultura e cinco para a construção civil. E a cooperação é para continuar”, enalteceu o diplomata chinês.

ANG/MSC/AC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário